terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Leiria | Câmara aprova investimento de 2 milhões de euros para Ciclovia do Lis

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou o projeto de execução para a “Ciclovia do Lis Leiria - Marinha Grande”, no troço localizado no seu concelho, na sua reunião do dia 18 de janeiro, cuja construção vai representar um investimento de cerca de dois milhões de euros.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, reconhece “a enorme importância deste projeto para a descarbonização do território, tornando-o mais eficiente, sustentável e resiliente face às alterações climáticas, estimulando a população para um modo de vida mais saudável através da mobilidade ativa com a melhoria dos acessos pedonais e cicláveis entre os concelhos de Leiria e Marinha Grande”.

Cidália Ferreira enaltece “a parceria entre estes dois municípios vizinhos, na preservação e valorização dos recursos naturais e na conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, através de critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade com recurso a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone”.

A concretização integral do projeto representa um investimento global de 6.601.244,65€, dos quais 1.967.180,85€ serão suportados pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

A área de intervenção proposta atravessa a freguesia de Vieira de Leiria, do concelho da Marinha Grande, e outras freguesias do concelho de Leiria, num total de 24 km de obra.

A Ciclovia em projeto terá início próximo do limite oeste da cidade de Leiria, junto da foz do rio Lena, e término na foz na praia de Vieira de Leiria.

A proposta de intervenção foca-se na criaçãoo de uma ciclovia com beneficiação de caminhos existentes ao longo das margens do rio Lis, desde a sua foz na praia da Vieira até à cidade de Leiria, que vai permitir completar e fechar a ligação entre os percursos atualmente já existentes, em particular a ligação entre o Percurso do Rio Lis, na freguesia de Vieira de Leiria (concelho de Marinha Grande), e o Percurso da Foz do Rio Lena (na freguesia de Marrazes e Barosa, concelho de Leiria).

Esta Ciclovia consiste num percurso de utilização multimodal (pedonal e ciclável) e pretende contribuir para minimizar significativamente a dependência modal das deslocações quotidianas em relação aos modos motorizados, com subsequentes ganhos ambientais (redução das emissões de GEE) e energéticos (diminuição da intensidade energética), salvaguardando a segurança dos utilizadores através da instalação de mobiliário, equipamentos e sinalética adequada.

De forma a criar um ambiente mais saudável, quer do ponto de vista da qualidade do ar, quer da minimização do impacto das ondas de calor, é ainda proposto a formalização de um corredor verde ao longo da referida ciclovia (green way), que permite simultaneamente assegurar o ensombramento necessário ao conforto dos utilizadores e servir de sumidouro de carbono.

A ciclovia do rio Lis assumirá assim um papel fundamental e de vanguarda na mobilidade sustentável, entre os municípios de Leiria e Marinha Grande, funcionando como ligação entre o espaço urbano e rural e assegurando o contínuo natural e cultural, através da integração de vegetação com as inúmeras vantagens daí decorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário