quinta-feira, 25 de março de 2021

Ansião | Posto de vacinação está já em funcionamento


O Município de Ansião instalou um posto de vacinação no Centro de Negócios que entrou hoje em funcionamento.

O espaço amplo da sala corporate, a facilidade no acesso e a sua localização, permitiram a criação das condições ideais para o processo de vacinação, que se iniciou no concelho nos centros de saúde de Avelar e Santiago da Guarda.

Equipado com um gabinete médico, dois gabinetes de vacinação, um gabinete de preparação, uma sala de emergência e vários espaços de espera, e contando com uma equipa composta por um médico, três enfermeiras e uma administrativa do Centro de Saúde de Ansião e uma assistente operacional do município, acompanhados pela Delegada de Saúde local e pela Coordenadora Municipal da Proteção Civil, o posto tem capacidade para administrar 24 vacinas por hora.

Nesta fase está a concluir-se a vacinação de pessoas com oitenta ou mais anos, sendo que todas as que se encontram na faixa dos 50 aos 75 anos com patologias consideradas prioritárias já se encontram vacinadas, salvo exceções que se prendem com razões várias. Serão vacinados também os profissionais de saúde não integrados no Sistema Nacional de Saúde, como profissionais de farmácias, clínicas dentárias e laboratórios de análises clínicas.

Ainda esta semana será vacinado o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Ansião, estando o pessoal do ensino particular dependente de orientações da tutela.

O Presidente da Câmara Municipal visitou as instalações acompanhado por representantes dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicana de Ansião, com o intuito de dar a conhecer o modo de funcionamento do posto e de avaliar eventuais necessidades de intervenção destes agentes da proteção civil, garantindo que o processo de vacinação decorra conforme esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário