quinta-feira, 25 de março de 2021

Apreendida cerca de meia tonelada de pescado fresco em Estarreja

 A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, hoje, dia 24 de março, apreendeu 466 quilos de diverso pescado, no valor estimado de 4 442 euros, na localidade de Estarreja.

No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura e o transporte de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram um veículo que transportava 466 quilos de diverso pescado, destacando-se 256 quilos de pescada branca, 121,9 quilos de pata-roxa e 33,8 quilos de espadarte, sem que tivesse qualquer documentação. Após diligências policiais, os militares da Guarda confirmaram a presença do pescado sem que tivesse sido sujeito à primeira venda em lota (fuga à lota).

Foi identificado um homem de 57 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode chegar aos 3.740 euros.

O pescado foi entregue na lota de Aveiro para ser sujeito a exame higiossanitário e posterior venda em lota.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário