quinta-feira, 25 de março de 2021

Bloomberg elogia três vinhos da Bairrada em artigo sobre Portugal

Os vinhos de Portugal estão a desbravar cada vez mais terreno no que toca à presença e notoriedade nos mercados internacionais. Na semana passada, a famosa agência de notícias Bloomberg dedicou um artigo aos nossos néctares. Com o título ‘Bottles of Wine Under $25 That Taste as if They Cost Twice That’, o autor Elin McCoy destacou quinze vinhos que custam menos de 25 libras, no Reino Unido, mas que elogia porque considera que valem o dobro. Vinhos emocionantes e com caráter autêntico, entre os quais estão três vinhos da Bairrada, dois brancos e um tinto: ‘Arco d’Aguieira branco 2017’ (Quinta d’Aguieira), ‘Luís Pato Vinhas Velhas branco 2018’ (Luís Pato) e ‘Dinâmica Baga tinto 2019’ (Filipa Pato).

Da Quinta d’Aguieira – localizada em Águeda, a nordeste da Bairrada, com um incrível mosaico de micro-terroirs, pintado ao longo de 21 hectares –, a Bloomberg destaca o recente lançamento ‘Arco d’ Aguieira branco 2017’. Elin McCoy define-o como um vinho maravilhosamente complexo e muito suave, a antever uma aposta ganha neste que é um ambicioso projecto da família Guedes, da Aveleda, na região da Bairrada. Um branco que privilegia a Maria Gomes (81%) – também designada como Fernão Pires e a casta branca mais plantada em Portugal –, que combina com as variedades de uva Chardonnay (17%), Rabo de Ovelha (1%) e Bical (1%), estas três últimas estagiadas em barricas de carvalho francês de segundo ano, com bâttonage semanal.

Do consagrado Luís Pato, o eleito foi o seu ‘Luís Pato Vinhas Velhas branco 2018’, um blend de Bical (50%), Cercial (25%) e Sercialinho (25%), plantadas em vinhas argilo-calcárias e arenosas, em vinhas com mais de quarenta anos. Um vinho que une o caráter típico de um vinho branco da Bairrada com a interpretação pessoal que o produtor e enólogo tem da região. No copo, Elin define-o como um vinho muito elegante, que combina mineralidade e crocância.

Tal como o pai, a dispensar apresentações, está a enóloga e produtora Filipa Pato, recentemente eleita como a ‘Enóloga do Ano 2020’ pela Revista de Vinhos. Da sua autoria, em parceria com o marido, o sommelier William Wouters, é o ‘Dinâmica Baga tinto 2019’ que entra nesta singela lista de tesouros vínicos produzidos em Portugal e acessíveis no Reino Unido. Um tinto feito com a sua amada Baga, como não poderia deixar de ser, que se revela elegante e fresco, com um corpo médio e aromas de fruta preta e especiarias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário