quarta-feira, 10 de março de 2021

Atividades Nascer em Coimbra

O movimento Nascer em Coimbra está a entrar numa fase de maior dinâmica e vem dar conta à comunicação social de duas atividades a acontecer já nos próximos dias e que são de caráter recorrente. A primeira delas vai já na sua 4ª edição e terá lugar este sábado, dia 13, dirigindo-se a grávidas e respetivas famílias; a outra atividade destina-se exclusivamente a profissionais de saúde e a sua primeira sessão terá lugar no próximo dia 15 às 21h30. 

13/03, 10h4ª Roda Virtual do Nascer em Coimbra
A Roda Virtual é dirigida a grávidas, parceiros/as e outros/as acompanhantes e tem como objetivo criar um espaço de partilha de experiências e de fortalecimento de relações humanas. Cada um/a só poderá falar de si mesmo/a e ninguém é obrigado/a a falar - o silêncio será respeitado.
Esta sessão terá tema aberto, dentro do campo das questões da gravidez. O assunto específico a ser tratado será decidido no dia, pelas/os participantes presentes.
A Roda Virtual tem acesso livre, através de link disponibilizado nas redes sociais do movimento.  

15/03, 21h30, Círculos de Conversas com profissionais de saúde
O Movimento Nascer em Coimbra lança, a partir da próxima semana, uma série de Círculos de Conversas com profissionais de saúde, sobre Humanização no Nascimento e Parto. O primeiro acontece já no dia 15 de março, às 21h30.
Este Círculo online, que se prevê livre e circular, pretende criar espaço para o encontro de profissionais de saúde de diferentes áreas e tem como principais premissas: a partilha de conhecimentos, a promoção das boas práticas clínicas e a criação de parcerias estratégicas, através do trabalho em rede.
Pretende-se que estes Círculos assentem, sobretudo, numa perspetiva transversal do Modelo Tridimensional de competências para a diversidade individual e cultural: conhecimento, consciência e competência - três dimensões distintas, mas fundamentais no trabalho de atendimento e acompanhamento da cidadania.
Esta Conversa será facilitada por Monalisa Barros e Maria Neto, ambas representantes do Movimento Nascer em Coimbra e com ampla experiência na área.
A participação neste evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Nesse sentido, convidamos todas/os as/os interessadas/os a inscreverem-se através do link disponibilizado nas redes sociais do movimento por forma a, posteriormente, receberem todas as indicações.
Estas ações terão, previsivelmente, uma periodicidade mensal.

O movimento “Nascer em Coimbra” foi criado durante o contexto da pandemia por um grupo de pessoas focadas na promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos. Apesar de algumas conversas anteriores, o retrocesso relativamente aos direitos reprodutivos no acompanhamento aos casais e no momento do parto, acelerou a formação do movimento.
A promoção da humanização do parto e da informação no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos pautam as nossas linhas de orientação. Nesse sentido, pretendemos promover a informação e o desenvolvimento de competências no âmbito da saúde sexual e participar na elaboração de uma estratégia coordenada para a promoção do parto respeitado em Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário