quarta-feira, 10 de março de 2021

Marinha Grande celebra 33º aniversário da sua elevação a cidade

A Marinha Grande celebra o 33º aniversário da sua elevação a cidade na próxima quinta-feira, 11 de março, através de um programa que vai ser transmitido online e que envolve as restantes cidades irmãs.

O programa conta com a participação das quatro cidades irmãs de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, através de um webinar que terá a participação dos respetivos presidentes de Câmara. O programa da Marinha Grande incluiu ainda a transmissão da mensagem da Presidente Cidália Ferreira, de videos do concelho e de uma peça de teatro.

Para a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, “é um orgulho olharmos para a Marinha Grande de hoje, 33 anos após a sua elevação a cidade, e constatarmos a sua evolução e projeção mundial, sobretudo devido à pujança da indústria”. A autarca acrescenta que “o nosso concelho está na vanguarda da indústria, ciência e tecnologia, que denota o enorme empreendedorismo dos nossos empresários, o dinamismo dos agentes locais, culturais, desportivos e sociais e o trabalho do Município em prol do bem-estar das populações”.

A elevação a cidade está ainda associada “ao projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades», que é realizado pelos quatro municípios há 27 anos e que tem permitido o intercâmbio de alunos do 1º ciclo, suas famílias, professores, autarcas e técnicos dos municípios, com o objetivo de dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico”, acrescenta a presidente da Câmara da Marinha Grande.

O programa das comemorações do 33º aniversário da elevação da Marinha Grande a cidade vai ser transmitido na página de Facebook do Município e é o seguinte:

Facebook da Câmara Municipal da Marinha Grande

11 de março de 2021

9h00 | Mensagem da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira

09h30 | Vídeo do Projeto à Descoberta das 4 cidades
 
10h00 |  Webinar das Comemorações do 33º Aniversário de Elevação a Cidade de Fundão, Marinha-Grande, Montemor-o-Novo Vila Real de Santo António
Direto nas páginas de Facebook dos 4 Municípios

Intervenções:
Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes
Presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, Cidália Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino
Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita
Coordenador do Projeto “À Descoberta das 4 cidades”, Joaquim Luís Gouveia

Lançamento do site das 4 Cidades e do Jogo "Usos da Água, Ontem e Hoje", pelos técnicos Catarina Oliveira e Hugo Rodrigues

Hino “Caracol da Amizade”, do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”

15h00 | Vídeo promocional da Marinha Grande (o das praias)
 
17h45 | Mensagem da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira
 
18h00 | Espetáculo de teatro "GAITAS, MANTAS E CHOURIÇAS”, pelo Grupo Teatro à Solta
#casadaculturapromoveaculturaemcasa

Sinopse
Sabem o que são Lendas? São histórias muito antigas, que passam de geração em geração para que as pessoas saibam como eram os hábitos de uma época diferente da sua, e que identificam as tradições e cultura de uma comunidade. E sabem o que têm em comum gaitas, mantas e chouriços? São todos elementos de lendas muito engraçadas que fazem parte da nossa História! Se estiverem preparados para umas boas gargalhadas, juntem-se a nós e fiquem a conhecê-las!

Ficha Técnica
Criação coletiva a partir de lendas
Duração: 50 minutos
Classificação: M 3
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Tânia Catarino, Jaqueline Figueiredo, Eurico Santos & Cristovão Carvalheiro
Cenografia: Miguel Tepes
Ilustrações: Sara Allen
Figurinos: Cristina Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário