quarta-feira, 10 de março de 2021

ESTABILIZAÇÃO E PROTEÇÃO DOS PAINÉIS AZULEJARES DO TÚNEL DE ESGUEIRA

A Câmara Municipal de Aveiro tem em curso uma operação de estabilização e proteção dos painéis azulejares presentes no Túnel de Esgueira, da autoria de Vasco Branco, tendo em vista a sua obra de restauro que irá acontecer no âmbito da empreitada de construção da nova rotunda na Rua de Viseu. O mural integra vários painéis figurativos, intercalados, em altos e baixos relevos, que retratam figuras e profissões características da Região.

No relatório de avaliação dos painéis verificaram-se várias alterações físicas, cromáticas e estruturais dos elementos, decorrentes do tempo e exposição ao meio ambiente, o que tornou premente esta intervenção de emergência.

A conservação do património existente no viaduto faz parte do planeamento de obras que a CMA tem prevista para o local com a construção de uma nova rotunda a nascente do supracitado túnel, na Rua de Viseu (adjudicada recentemente) e a uma segunda rotunda, a poente, no cruzamento com a Rua Senhor dos Milagres e a Avenida da Força Aérea (em fase de projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário