sexta-feira, 14 de maio de 2021

Covilhã | Centro de atividades reabriu cumprindo todas as normas de segurança


O Centro de Ativ’Idades (CAI), localizado no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã, reabriu as suas portas no passado dia 3 de maio. Embora ainda com poucas atividades presenciais, devido às normas de higiene e segurança estabelecidas pelo Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal e pela DGS, os utentes do CAI já contam com aulas de Estimulação Cognitiva, a caminhada semanal Giravolta pela Cidade (quartas-feiras de manhã), Laboratório de Artes Cénicas (pela Quarta Parede), Atelier de Rendas, malhas e bordados, Aulas de Informática, Aulas de Alfabetização e Língua Portuguesa para Estrangeiros. Os utentes podem ainda contar com atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço.

Ainda que a pandemia tenha obrigado ao encerramento das atividades presenciais e, consequentemente, das próprias instalações, este Centro destinado à população sénior e não só, tornou-se para muitos utentes a sua “segunda casa”, mantendo a atividade possível e presença junto dos idosos do concelho. Assim, durante este período, foram regularmente mantidos contactos telefónicos e/ou via videochamadas com os utentes a fim de minimizar os efeitos negativos que a pandemia trouxe à população idosa, nomeadamente solidão, abandono, tristeza, desânimo.

O CAI reinventou atividades com o intuito de ocupar o tempo dos mais idosos, tais como trabalhos manuais (foram feitas máscaras comunitárias e outros adereços), aulas de estimulação cognitiva on-line, incentivo à leitura com a distribuição de livros da Biblioteca Municipal à porta, apoio na compra de bens de primeira necessidade e medicamentos, entre outros. De destacar ainda outras iniciativas que foram colocadas em prática para minimizar os efeitos da pandemia, como o projeto “Palavras de Ternura”, que procurou contribuir para encontrar estratégias eficazes de proteção do idoso/a, em parceria com as Autoridades Locais (PSP e GNR). Têm ocorrido visitas regulares aos idosos em isolamento, sinalizados pelas forças de segurança, levando-lhes afetos, alento e, sobretudo, o sentimento de não estar desamparado. Está também em curso o projeto “Fragmentos de Vida”, que tem por objetivo fazer o relato biográfico da vida dos idosos que queiram participar.

Foi criada a linha de apoio de Psicologia Clínica e de Saúde, que visa constituir uma primeira resposta em termos de acompanhamento e psicoterapia a idosos e pessoas em risco, relativamente a problemáticas de natureza pessoal e interpessoal como perturbações de ansiedade e de humor, num momento de crise tão complexo como o que vivemos presentemente. Esta linha está a cargo da Dra. Juliana Bastos de Oliveira, pós-graduada em intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe, inscrita na ordem dos Psicólogos Portugueses, que se disponibilizou para colaborar de forma voluntária com o Município neste importante instrumento de ajuda.

A Câmara Municipal da Covilhã e o CLDS.4G.Covilhã (Contrato Local de Desenvolvimento Social) criaram uma linha telefónica de apoio social de proximidade, com o intuito de minorar o impacto da crise pandémica provocada pela COVID-19. Esta linha pretende apoiar e proteger idosos e pessoas em situação de isolamento ou maior fragilidade. O objetivo essencial prende-se com atenuar os sentimentos de solidão, abandono e desespero, garantindo também o apoio na aquisição de bens essenciais e/ou na realização de outras tarefas identificadas como fundamentais.

Tratando-se de uma linha de apoio social mais abrangente, terá ainda como intuito a sinalização de casos que necessitem de intervenção específica, a encaminhar para o serviço de ação social da Autarquia ou para a linha de apoio psicológico, ativa desde a 1.ª fase da pandemia.

O atendimento telefónico é prestado por uma equipa multidisciplinar de profissionais do CAI e do CLDS, através dos números 275 330 656 e 275 330 657. A linha é gratuita, estando garantida a confidencialidade da informação relativa a todos os que recorram a este serviço.

Para mais informações e para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os utentes podem contactar através do telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário