sexta-feira, 14 de maio de 2021

Livro | A Terceira Margem

Romance histórico de Ernesto Rodrigues leva-nos ao

cerne da abolição da escravatura e da pena de morte

Entre as raízes transmontanas e o Brasil, n’A Terceira Margem, o escritor, poeta, dramaturgo e tradutor de húngaro, Ernesto Rodrigues, descreve quase três séculos de história na óptica de uma família ligada, pela coincidência do apelido, ao grande navegador Pedro Álvares Cabral. No cerne deste romance histórico está a abolição da escravatura e da pena de morte, as marcas do colonialismo, as tensões sociais, os momentos altos e as figuras maiores da História. A Terceira Margem estará disponível, a partir do dia 18 de Maio, na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores.

Nas páginas deste livro, o autor convida-nos a acompanhar a história de sete gerações da família luso-brasileira Álvares Cabral, desde o remoto ano de 1756 até ao já tão próximo dia 7 de Setembro de 2022, ano em que se comemorará o bicentenário do Grito do Ipiranga.

Momentos altos e figuras maiores de aquém e além-Atlântico, entre as quais, Machado de Assis, Alexandre Herculano e Almeida Garrett, entrecruzam-se com os protagonistas d'A Terceira Margem, aproximando-nos da História comum com o Brasil que este romance elíptico e singular também celebra.

Ainda que a narrativa atravesse 266 anos, é centrada no avô (1870-1966) do narrador, «que se aventurou na terceira margem», a da dignidade humana, a que recusa a escravatura, a pena de morte, os aljubes do pensamento.

A Terceira Margem chega às livrarias no próximo dia 18 de Maio, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio à edição da Câmara Municipal de Mirandela e da Câmara Municipal de Bragança. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da editora.

Este é o primeiro livro que Ernesto Rodrigues publica com a Guerra e Paz Editores. O autor venceu o Prémio Pen Clube em 2016, com a narrativa Bondade Perfeita.

A Terceira Margem
Ernesto Rodrigues
Ficção / Romance
192 páginas · 15x23 · 15 €
Nas livrarias a 18 de Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário