terça-feira, 25 de maio de 2021

Teatro aveirense apresenta novas cronologias do som

 Lançamento a 12 de junho em Aveiro 

Artistas e investigadores internacionais provenientes de 7 países e diferentes geografias reúnem-se num projeto artístico e edição discográfica.

Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen e Lawrence English entre os artistas convidados.

Como pode uma pandemia afetar a nossa forma de escutar? E que impacto poderá esta ter sobre os nossos modos de fruir e de criar arte sonora? O projeto New Chronologies of Sound pretende gerar um debate em torno destas questões, inaugurando-se com a publicação de uma invulgar coleção de peças sonoras baseadas em gravações de campo, numa encomenda do Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro à associação Navalha e à sua editora VIC NIC, no âmbito do programa municipal “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Com curadoria de Hugo Branco, diretor artístico da VIC // Aveiro Arts House, e lançamento em formato vinil, CD e digital, a coleção reúne alguns dos artistas e investigadores sonoros mais relevantes desta área, a nível internacional, nacional e local, entre os quais se podem destacar Matthew Herbert (UK), AGF (DE), Lawrence English (AU), Kyoka (JP), Budhaditya Chattopadhyay (IND), Natalia Valencia Zuluaga (CO), Gustavo Costa (PT) ou Diana Combo (PT).

O lançamento do projeto terá lugar no próximo dia 12 de junho no GrETUA, em Aveiro, e contará com uma atuação colaborativa de BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco (22h00), antecedida por uma mesa redonda com os mesmos intervenientes e moderação da investigadora Ana Flávia Miguel (21h00). O evento arranca às 15h00 com um workshop orientado por Gustavo Costa, da Sonoscopia, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico.

Na sequência de um apoio da Direção-Geral das Artes e das parcerias estabelecidas com organizações como o MAMM, o INET-md, a MUSA ou o AEJE, o projecto original ramificou-se ainda em outras direções promissoras, tais como uma exposição que se realizará no Museu de Arte Moderna de Medellín, na Colômbia; um banco de sons gratuito, constituído por gravações usadas pelos artistas na composição das suas faixas; e uma seleção de ensaios teóricos intitulada A Collection of Whispers onde se reflete, a partir de uma perspetiva sonora, sobre os impactos que esta pandemia teve na perceção coletiva do tempo.

De facto, todo e qualquer evento de dimensões planetárias - como uma guerra ou uma pandemia - gera uma nova relação “antes-durante-depois”, coletivamente percebida. Se o “antes” se refere àquilo que temos hoje tendência a identificar com a normalidade, e o durante se refere à atual situação de confinamento, desconfinamento ou reconfinamento (dependendo do contexto), o “depois” insiste ainda - e talvez mais do que nunca— em se apresentar como enigma absoluto, infinitamente aberto a novas especulações, expectativas e ansiedades. Talvez este conjunto de obras sonoras possa fornecer pistas relevantes para uma reflexão, abraçando uma ampla diversidade de geografias - Amesterdão, Medellín, Nova Iorque, Shizumi, Aveiro e outros lugares - assim como diferentes registos estéticos e latitudes processuais, num espectro que vai desde as paisagens sonoras puras às gravações de campo processadas ou mesmo à utilização mais musical dos sons recolhidos.

LINK PRIVADO PARA ESCUTA (SOUNDCLOUD)

PRESS KIT (IMAGENS, BIOS, ETC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário