terça-feira, 25 de maio de 2021

Aveiro | Concurso Professor Inovador CIRA

O Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE), implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito da sua atividade “Sala de Aula no Futuro – Promover a Literacia Científica”, dinamizou um concurso intermunicipal sob o tema Professor Inovador. Este concurso tem como objetivo o reconhecimento da importância da Profissão Docente, valorizando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras em contexto escolar.

Álvaro Folhas, docente na Escola Secundária Adolfo Portela do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, foi o professor premiado. O seu percurso académico e profissional distinguiu-o como o melhor entre os melhores da Região de Aveiro. Licenciado em Química Analítica, pela Universidade de Aveiro, e mestre pela Universidade Nova de Lisboa, o Professor Álvaro conta com formações no CERN, ESA (Holanda e Bélgica) Universidade de Twente (Holanda), IST/RAL (Oxford), Summer School na Grécia, Instituto de Astrofísica das Canárias ou Scientix (Bruxelas).

Integrado na equipa do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, sendo doutorando da mesma Universidade e membro do NUCLIO- Núcleo Interativo de Astronomia, este professor faz a ponte entre o seu conhecimento e os projetos na escola, para e com os alunos, bem como com a comunidade do Município de Águeda. Acreditando num modelo de ensino com o objetivo na construção de competências e na interdisciplinaridade no ensino das Ciências, dinamiza também formação para professores.

A elaboração de projetos científicos com a envolvência da comunidade educativa, premiados nacional e internacionalmente ao longo dos últimos 25 anos, demonstrou ter impacto direto nos alunos e no processo de ensino/aprendizagem dos mesmos, colocando também a população em contacto com a ciência. Um exemplo a distinguir e a seguir na Região de Aveiro.

Concurso Escola Empreendedora da Região de Aveiro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro divulga o resultado do Concurso Intermunicipal Escola Empreendedora da Região de Aveiro, dinamizado no âmbito da implementação da Atividade EnREDE – Boas Práticas em Empreendedorismo, do Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar).

Tendo como objetivo o reconhecimento das Escolas que apresentem iniciativas ou projetos empreendedores com vista à promoção do sucesso escolar e ao desenvolvimento de competências sociais dos alunos, a Comunidade Intermunicipal distingue o Centro Escolar da Saldida (Agrupamento de Escolas da Murtosa) com este prémio, pela apresentação do projeto “Murtosa Apoia” e das ações dinamizadas no Clube de Empreendedorismo VER+. Neste conjunto de iniciativas de índole social e ambiental destaca-se, efetivamente, o papel assumido pela Escola na formação do aluno como um elemento ativo e cooperante na sociedade, existindo cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa, cujo espírito solidário é notável.

A colaboração dos alunos em todas as fases do processo de dinamização das ações do projeto são um excelente exemplo de como fomentar o espírito empreendedor: da ideia, à divulgação, da criação de condições materiais, à sua concretização, o aluno é sempre o ator principal deste processo. A escola soube rapidamente adaptar-se às necessidades locais e ao contexto COVID, demonstrando também aqui o seu espírito empreendedor. É de relevar ainda o espírito empreendedor e de partilha com outras comunidades nacionais e internacionais.

Um exemplo de uma pequena Grande Escola, que com pequenos gestos poderão ter grandes impactos na nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário