terça-feira, 13 de julho de 2021

Livros | Atlas Histórico do Médio Oriente

Da Suméria ao Daesh, qual é a história daquilo a que chamamos Médio Oriente?


Se queremos compreender a mais escaldante região geográfica de conflitos do mundo contemporâneo, talvez seja melhor recuarmos no tempo e ler este Atlas Histórico do Médio Oriente. Conta-nos tudo sobre um dos berços da nossa civilização, o Médio Oriente, palco de criações humanas que viriam a universalizar‑se, da agricultura à escrita, passando pelo monoteísmo. Conheça a história desta região de grandes impérios, cidades-estado, disputas religiosas e territoriais no Atlas Histórico do Médio Oriente. Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Florian Louis em colaboração com o cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff e que reúne mais de cem mapas e documentos que sublinham as realidades plurais deste centro nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade. O Atlas Histórico do Médio Oriente chega às livrarias no próximo dia 6 de Julho, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Da Suméria ao Daesh, da invenção da sedentariedade, da agricultura e da cidade à Primavera Árabe, do Egipto faraónico à questão palestina. Qual é a história daquilo a que hoje chamamos Médio Oriente? Porque foi tão influente este território no desenvolvimento civilizacional? Porque é esta uma região em fogo?

Questões às quais Florian Louis, especialista francês no Médio Oriente que é doutorado em História, pretende responder, de uma forma despretensiosa, no Atlas Histórico do Médio Oriente. Nesta obra de divulgação histórica que nos conta mais de 14 000 anos de História, o autor começa por explicar que mais do que «berço» da civilização, o Médio Oriente foi «leito conjugal» da civilização, tendo em conta que se assumiu como um ponto de confluência de povos, culturas e influências que permitiram revolucionar a Humanidade.

Esse destino singular deve-se sobretudo à posição de charneira daquele lugar em relação aos continentes africano, asiático e europeu e aos mares mediterrâneo e vermelho. «O Médio Oriente não é um facto natural, mas sim cultural. Não é um dado anterior à história da qual foi palco, mas o resultado desta. É preciso, então, que nos interroguemos sobre a sua génese e, a partir dela, sobre a própria pertinência deste topónimo.»

É essa génese que é explorada neste atlas que conta com várias dezenas de mapas legendados, com a assinatura do conceituado cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff, e nos quais é possível acompanhar as transformações territoriais. O livro está dividido em cinco principais períodos: desde logo, a era das revoluções antropológicas do Oriente na antiguidade, com uma importância universal por nos ter deixado, por exemplo, a domesticação de animais e plantas, a comunicação escrita, ou o monoteísmo; seguida pela era de impérios e conquistadores, com os grandes Impérios do Egipto, da Pérsia e de Alexandre; daí, passamos à arabização e islamização, com o nascimento e expansão do Islão e dos impérios muçulmanos medievais; seguindo-se os diversos conflitos e cruzadas; e terminando com as histórias do Médio Oriente contemporâneo.

Um guia de História e Geografia que leva o leitor do Egipto faraónico, ao auge e declínio do Império Otomano, passando pelos choques com as potências ocidentais, sem esquecer o Médio Oriente contemporâneo com as suas, tão actuais, problemáticas: a questão de Israel, a questão palestiniana, a questão curda, a impossível união árabe, a relação com os Estados Unidos da América e a Primavera Árabe.

Um trabalho rigoroso e didáctico que nos apresenta mais de 14 000 anos de História de um território nevrálgico da geoestratégia mundial desde 12 000 a. C. até à actualidade, o Atlas Histórico do Médio Oriente chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Julho. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o terceiro livro de uma colecção que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África e do Atlas do Império Romano. Para breve, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas Histórico dos Estados Unidos da América.

Atlas Histórico do Médio Oriente
Autor: Florian Louis
Cartografia: Fabrice Le Goff
Não-Ficção / Atlas
168 páginas · 17x24,5 · 19,00 €
Nas livrarias a 6 de Julho
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário