terça-feira, 13 de julho de 2021

Proença-a-Nova | Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto com programação de verão

Atividades de ocupação de tempos livres para crianças dos 6 aos 12

Até esta quinta-feira, 15 de julho, decorrem as inscrições para o 2º programa das Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto, disponível para crianças entre os seis e os 12 anos e que queiram ocupar os seus tempos livres com atividades lúdicas entre 19 e 23 de julho. O primeiro programa das Grandes Férias com arte, ciência e deporto arrancou a 12 de julho e contou com a participação de 16 crianças. Está prevista a realização de mais 3 programas: de 26 a 30 de julho; de 30 de agosto a 3 de setembro; e de 6 a 10 de setembro.

Estas Grandes Férias, realizadas em parceria entre o Centro Ciência Viva da Floresta - onde se podem formalizar as inscrições até à quinta-feira que antecede o programa -, a Biblioteca Municipal e o Grupo de Desporto do Município, propõem a realização de diversas atividades. No Centro Ciência Viva da Floresta irão poder brincar de forma lúdica com as diversas propostas de ateliers de ciência e atividades interativas, como descobrir a Moura da Serra das Talhadas ou desvendar os Segredos do Vale Mourão. Estão incluídas visitas ao Parque do Barrocal e ao Centro Interpretativo Ambiental.

Ateliers de trabalhos manuais como plasticina comestível, tintas, t-shirts recicláveis, gomas caseiras, pinturas criativas, visionamento de filmes ou hora do conto e a oportunidade de ir conhecer diferentes profissões do concelho como bombeiro, projecionista de filmes ou operador de fábrica alimentar, entre outras, são as propostas da Biblioteca Municipal. Os técnicos de desporto irão acompanhar as crianças nas idas à praia de mar, às praias fluviais e às piscinas públicas do concelho.

Cada programa tem um custo de 25 euros e inclui transporte, almoço e seguro de acidentes pessoais e atividades. Existem ainda descontos de 20% na inscrição do 2º filho e 25% na inscrição do 3º. Para quem usufrui de subsídio escolar, o acesso ao ATL é gratuito para os alunos do escalão A e 50% de desconto para os alunos do escalão B. Há ainda transporte assegurado de ida e volta para as crianças nas seguintes localidades: São Pedro do Esteval, Pedra do Altar, Sobreira Formosa, Moitas e Proença-a-Nova, desde que haja um número mínimo de 4 crianças em cada localidade.

Tendo em conta as circunstâncias da pandemia, o número máximo de participantes é de 20 e o mínimo de 10. Foram ainda divulgadas várias recomendações, em linha com o definido pela Direção-Geral de Saúde, para garantir umas Grandes Férias em segurança para todos os participantes, como o uso obrigatório o uso de máscara (cirúrgica ou comunitária) para todas as crianças com idade superior a 10 anos, de acordo com a legislação em vigor. Sugere-se igualmente a utilização pelas crianças de idade inferior; é obrigatório higienizar as mãos à entrada e saída do autocarro e no início e final de cada atividade, é obrigatória a medição da temperatura à entrada (Biblioteca Municipal) e saída no autocarro: caso de verifique temperatura igual ou superior a 38°C, a criança terá de regressar a casa nesse momento; e as crianças devem respeitar o distanciamento físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário