quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Castelo de Paiva | Tardes Palacianas com música barroca e romântica

IGREJA DE S. JOÃO BAPTISTA DA RAIVA RECEBE ESPECTÁCULO CULTURAL
Neste mês de Novembro, os Domingos são marcados pelas Tardes Palacianas, e depois dos espectáculos nas igrejas de S. Cristóvão, em Cinfães e Santa Maria de Veade, em Celorico de Basto, a Igreja de São João Baptista da Raiva, em Castelo de Paiva, vai receber na tarde do próximo dia 21 a partir das 16h00, a iniciativa cultural denominada “ Tardes Palacianas na Rota do Românico “, com um concerto de Jacinto Neves e do ConcentusPerTempora-Ensemble.

Uma tarde palaciana, com um “ Concerto Real pelos sons da Corte de D. João V”, onde serão interpretados temas da época barroca e romântica, levemente comentados para uma maior aproximação ao público presente, em que se visualiza o Rei Magnânimo regozijado com obras dos compositores ao seu serviço, como Pedro António Avondano, Alessandro e Domenico Scarlatti, em harmonia com os europeus de relevo da época, tais como Antonio Vivaldi, Tomaso Albinoni e o incontornável Johann Sebastian Bach.

O ConcentusPerTempora-Ensemble, formação de constituição flexível, procura difundir variados períodos e estéticas musicais às mais abrangentes massas culturais que emergem nos nossos tempos, sendo que o Ensemble tem vindo a realizar inúmeros concertos em monumentos e museus nacionais, oferecendo ao público o prazer de escutar compositores portugueses e internacionais.

Promovidos pela Rota do Românico, estes eventos enquadram-se no projecto EEC PROVERE Turismo para Todos: valorização, dinamização e promoção turística da região, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Recorde-se que, a Rota do Românico reúne, actualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos Vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), sendo que, as principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

A entrada neste concerto na Igreja da Raiva, em Castelo de Paiva, é gratuita, mas será condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário