quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Dia 10 de Novembro Biblioteca Municipal de Cantanhede assinalou o Dia Mundial do Queratocone

O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu hoje, dia 10 de novembro, uma palestra subordinada ao tema “Queratocone, doença e tratamento”, ao qual assistiram cerca de 80 pessoas, numa plateia composta por três turmas do 9º ano da EB 2,3 Marquês de Marialva, de Cantanhede.

Com organização a cargo do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a iniciativa contou com a presença enquanto palestrante de Maria João Quadrado, conceituada Oftalmologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e professora Auxiliar Convidada da FMUC.

A oftalmologista Maria João Quadrado que fez a apresentação sobre esta e outras doenças oftalmológicas para o público presente alertou “para os inúmeros fatores de risco, particularmente nas classes mais jovens” e destacou “os tratamentos que existem atualmente, que podem estabilizar e regularizar a córnea evitando o transplante, desde que detetados prematuramente”, concluiu a palestrante.

A palestra teve como principal objetivo assinalar o Dia Mundial do Queratocone, que comemora precisamente a 10 de novembro, servindo para alertar a comunidade estudantil para os perigos desta doença ocular, assinalando as suas causas e destacando os principais tratamentos.

O queratocone é uma doença dos olhos que leva à distorção da córnea e que atinge nomeadamente a população jovem, necessitando por isso, precisa de ser detetada e tratada tão cedo quanto possível. Caso não seja tratada atempadamente, a doença vai agravando ao longo do tempo tempo, levando a acentuada e grave baixa de visão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário