sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Proença-a-Nova | Crianças apresentam Estendais dos Direitos em vários espaços públicos do concelho


Os alunos do pré-escolar e 1º ciclo foram incentivados nos últimos dias a realizarem um desenho alusivo aos Direitos da Criança, em t-shirts de cartão, estando já em exposição, em forma de estendal, espalhados por vários espaços públicos nas vilas de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa. Pode encontrar alguns destes trabalhos na entrada dos Paços do Concelho, no Centro de Saúde, na Escola Básica e na Escola B/S Pedro da Fonseca, no edifício da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, na Biblioteca Municipal, na GNR, na Livraria Paroquial, no Posto de Turismo e no Cortiço, em Proença-a-Nova, no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, no polo da Biblioteca Municipal e na Extensão de Saúde, em Sobreira Formosa, e Escola Primária.

Este ano a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) assinala o 32º aniversário da ‘Convenção sobre os Direitos da Criança’, com a apresentação de uma edição especial, de dupla leitura, destinada a pessoas invisuais, com baixa visão e normovisuais, isto é, sem dificuldades de visão. Uma vez que está também acompanhada de um audiolivro e de um pequeno vídeo, num formato ilustrado e em linguagem amiga das crianças, esta é uma Convenção que procura encontrar um novo significado para a palavra “inclusão”.

A ideia de realizar esta Convenção resultou de uma campanha coordenada a nível nacional pela Comissão Nacional e localmente pela CPCJ de Proença-a-Nova. O objetivo aponta para aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos. “A Convenção sobre os Direitos da Criança não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados”, refere a CNPDPCJ. Os estendais dos direitos, com frases e desenhos que ilustram os direitos das crianças, poderão ser vistos nestes espaços durante as próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário