sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Este fim de semana: Animação cultural assinala Natal no Concelho de Cantanhede

A atmosfera de Natal acentua-se no concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano. Como habitualmente, a agenda do mês de dezembro é quase integralmente dominada por eventos alusivos à quadra natalícia, na maioria organizados pela Câmara Municipal ou com o apoio da autarquia, no âmbito de parcerias com outras entidades. Esta, que é uma orientação seguida relativamente às iniciativas promovidas pelos agentes socioculturais, adquire particular expressão neste período através de uma agenda que contempla diferentes tipos de manifestações artísticas em torno do Natal, do seu significado e dos seus valores.

Este fim de semana, essa agenda prossegue já amanhã, 11 de dezembro, inserido no programa de Animação de Natal, na Praça Marquês de Marialva, a atuação pelas 16h00 do Trio de Saxofones, formação constituída pelos diversos instrumentos da família do saxofone (soprano, alto e tenor) acompanhados por uma voz feminina, levam-nos por temas natalícios bem conhecidos.

Pelas 17h30 será a vez dos Plano V subirem ao palco da Tenda, apresentando um projeto que resulta do laço não só sanguíneo, mas também melódico, entre dois irmãos, criando assim uma simbiose perfeita entre a guitarra de José Veloso e a voz de Miguel Veloso. O grupo define o seu concerto acústico, como a necessidade de expandir este seu “amor d’água fresca”, usando as palavras da artista Dina, em que “pegaram, trincaram”, mas que simplesmente resolveram não deixar na cesta. José e Miguel Veloso apresentam-se como comunicadores natos, mantendo uma permanente interação com o público, numa viagem repleta de animação aos grandes êxitos da música portuguesa.

Finalmente, no domingo, dia 12 de dezembro, também no mesmo espaço, a partir das 16h00, será a vez do grupo Laranjazz se apresentar em palco, num projeto de covers que apresentará no seu reportório um conjunto de temas clássicos de música internacional e portuguesa. Constituído por Inês Laranjeira, na voz, João Toscano, na guitarra e baixo, e Vasco Faim na bateria e percussão, todos oriundos do concelho de Cantanhede, a formação propõe a concretização de um trabalho musical que resulta de múltiplas adaptações, incidindo particularmente em abordagens entusiastas de vários êxitos dos anos 70 e 80, mesclados com alguns temas bem conhecidos da atualidade, sempre com uma pitada de jazz, a gosto.

Às 17h30 será a vez da atuação do grupo Pequenas Vozes de Febres, grupo que é orientado por Anabela Rocha, principal obreira deste projeto e é constituído por 50 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos. Com mais de uma década de existência, o grupo Pequenas Vozes de Febres, que começou por se chamar Coro Infantil de Febres, aposta na música portuguesa e para além da interpretação de canções já fez espetáculos com musicais da Disney.


Nenhum comentário:

Postar um comentário