terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Liga MEO Surf 2022 está de volta com etapa nos Açores

 

Fotos: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko (Jorge Matreno/ANSurfistas) 
- Melhor surf nacional regressa em Abril, na Figueira da Foz;
- Principal competição nacional passa pela Ribeira Grande,  em São Miguel, no final de Junho;
- Peniche volta a receber etapa final, em Outubro;
- Etapas vão ter limpezas de praia Jerónimo Martins              em parceria com o programa “Amar o Mar”.
Lisboa (21/02/2022) - Os melhores surfistas nacionais estão prestes a regressar à competição a partir do início de Abril, para mais um ano de Liga MEO Surf, principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais. O calendário para a nova temporada foi esta terça-feira apresentado, contando com a grande novidade que é o regresso aos Açores. Uma incursão pelas regiões autónomas que não acontecia há 13 anos - desde 2009.
 
Calendário Liga MEO Surf 2022
Liga#1 - 1 a 3 de Abril - Allianz Figueira Pro
Liga#2 - 23 a 25 de Abril - Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
Liga#3 - 10 a 12 de Junho - Allianz Ericeira Pro
Liga#4 - 24 a 26 de Junho - Allianz Ribeira Grande Pro
Liga#5 - 28 a 30 de Outubro - Bom Petisco Peniche Pro
 
O espetáculo do melhor surf nacional regressa, assim, dentro de um mês e meio, com a Figueira da Foz a inaugurar a corrida aos títulos máximos do Surf em Portugal, com o Allianz Figueira Pro de 1 a 3 de Abril, onde os campeões nacionais em título, Vasco Ribeiro e Francisca Veselko, envergarão as licras amarelas de cabeças de cartaz do Go Chill Ranking.
 
A Liga MEO Surf seguirá depois viagem para o Norte do país, com o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a estar previsto acontecer de 23 a 25 de Abril, no Porto e Matosinhos. Na “perna de verão”, a Liga MEO Surf passará pela Ericeira de 10 a 12 de Junho e irá até à Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, de 24 a 26 do mesmo mês. Por fim, Peniche fecha o circuito pelo segundo ano consecutivo, de 28 a 30 de Outubro.
 
Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas
“É com muito orgulho e fortes expectativas, que apresentamos mais uma edição da Liga MEO Surf, na certeza que o seu papel tem sido determinante para a evolução do surf nacional. Esta será uma temporada igualmente especial por celebrarmos os 20 anos do acordo institucional entre Associação Nacional de Surfistas e Federação Portuguesa de Surf, mas também pelos 25 anos da ANSurfistas. E para coroar esta ocasião especial temos a grande novidade que é o regresso da Liga aos Açores,  algo que alarga o espectro nacional da Liga MEO Surf 2022 e reforça o seu contributo para a evolução do Surf em Portugal.”
 
João Epifânio, CSO B2C da Altice Portugal:
“Enquanto patrocinador principal e parceiro tecnológico da competição, o MEO, marca da Altice Portugal, assegura, uma vez mais, o seu compromisso com a modalidade, com a Liga e com a ANSurfistas. Queremos continuar a fazer parte desta equipa e a potenciar o seu crescimento, seja através do apoio às competições mais estruturantes, seja através do apoio aos atletas, nomeadamente ao MEO H-Team, um grupo de 6 jovens surfistas promessas do surf nacional. O Surf molda os jovens transmitindo-lhes valores, como a resiliência, o respeito pelo mar e pela vida marítima, assim como pelo meio ambiente. Enquanto marca de causas, o MEO encara a sustentabilidade como uma filosofia de vida intimamente ligada à prática desportiva e em concreto ao Surf, que mais que uma modalidade desportiva, representa um estilo de vida, com valores intrínsecos muito próprios, em que nos revemos enquanto marca.”
 
A Liga MEO Surf conta, pelo quarto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade. O Grupo reforça, assim, a importância que atribui à preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” das competições de surf. Com o seu programa “Amar o Mar”, o Pingo Doce junta-se a esta parceria no âmbito das ações de limpeza de praia, ações de sensibilização e de pedagogia do público mais jovem relativamente a esta problemática.
 
Acresce ainda a participação do público com as escolhas dos seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um relógio GPS The Search 2 da Rip Curl para o vencedor de cada etapa e ainda uma prancha da Polen Surfboards para o mais pontuado no final do ano, convidando-se todos a registar-se em fantasy.ansurfistas.com.
 
Como indicador da sua relevância e maturidade, a Liga MEO Surf continuará a contar com a larga maioria dos seus parceiros habituais em 2022, reforçada agora com a Corona Extra, uma marca com forte afinidade com a comunidade do surf a nível global, sob forma do seu claim ‘this is living’.
 
Em relação a troféus laterais, destaque para mais uma edição da Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. O grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda de cada etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score continua a distinguir o melhor score feminino por etapa. Todas as etapas vão contar ainda com as Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Ao bolo total do prize-money existente, juntam-se ainda os prémios atribuídos pelas Câmaras Municipais aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.
 
Vasco Ribeiro, campeão nacional em título
“As expectativas para esta nova temporada são boas, como sempre. Venho da conquista do quinto título nacional e parto para este ano com o objetivo de vencer mais um título. O meu objetivo passa sempre por vencer. Olhando para o calendário, considero que as alterações são ótimas. Regressar aos Açores é muito importante. É um sítio que adoro, por isso estou ansioso por voltar a lá competir”.  
 
Kika Veselko, campeão nacional em título
“As minhas expectativas para este ano passam por defender o título com a mesma vontade que o quis atacar. Treino para isso diariamente e é mais um objetivo para além dos meus objetivos internacionais. Gostei da alteração no calendário porque é sempre bom variar e competir em sítios diferentes. Já competi nos Açores várias vezes, é um sítio que gosto imenso de ir e acho ótimo haver esta mudança no circuito. Estou super motivada para mais um ano de Liga MEO Surf e muito feliz pela última etapa ser em Peniche, onde vou relembrar um momento tão feliz e especial para mim, que foi a conquista do título no ano passado.”
 
Campeões Nacionais 2017 a 2021
2021 – Vasco Ribeiro e Kika Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Vasco Ribeiro e Carol Henrique
 
Por fim, a nível televisivo, todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
 
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Azores Surf Club e Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário