terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Putin autorizado a utilizar exército russo fora do país. NATO vê “sinais” de preparação de ataque

O secretário-geral da Nato, Jens Stoltenberg, afirma que a Aliança Atlântica espera um ataque de "grande escala" da Rússia em território ucraniano.

Tudo indica que a Rússia continua o plano para um "ataque de grande escala" na Ucrânia, diz o responsável norueguês, referindo que o que se vê no terreno são forças russas "a saírem dos campos e em formação de combate e prontas para atacar". Tudo isto acontece, segundo Stoltenberg, depois de Putin ter reconhecido a independência dos territórios separatistas no leste da Ucrânia.

Entretanto, em Moscovo, a Duma já deu luz verde ao plano de Putin, dando autorização para o uso do Exército russo em ações fora do país. O Presidente russo diz que os acordos de paz com a Ucrânia acabaram.

"Os acordos de Minsk não existem mais, reconhecemos a República Popular de Donetsk e a Republica Popular de Lugansk", afirmou Vladimir Putin.

"Não sabemos se a Rússia reconheceu as repúblicas de Donetsk e Lugansk ou apenas as partes ocupadas pelos separatistas. Não ficou claro", acrescentou Stoltenberg.

"A Rússia prometeu retirar as suas tropas e, em vez disso, está a concentrar mais forças, em formação de batalha, prontas para atacar. (...) Outras tropas estão no Donbass, nas regiões de Donetsk e Lugansk, e isso está a agravar a situação", acrescentou o secretário-geral da Aliança.

"A NATO está pronta para defender os aliados. A Força de Reação Rápida está em alerta, mas não foi mobilizada", explicou Stoltenberg.

A Força de Reação Rápida da NATO conta com 40.000 soldados e incluiu uma força operacional conjunta de altíssimo nível de prontidão (VJTF), de oito mil soldados.

"Enviamos reforços para a Europa de Leste e temos mais de prontidão. Temos mais de 100 aviões em alerta e 120 navios no mar", pormenorizou Stoltenberg.

TSF/Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário