sábado, 9 de abril de 2022

Águeda | Reunião de Câmara de dia 07 de abril de 2022: As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 07 de abril de 2022 foram as seguintes:

  1. Câmara de Águeda e IHRU unem-se para assegurar alojamento a refugiados ucranianos

A Câmara Municipal de Águeda e o IHRU, I.P. assinou um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório, referente a sete apartamentos localizados em Aguada de Cima, que se encontram desocupados e em condições de habitabilidade. O acordo foi ratificado ontem, em reunião de Câmara.

Tratam-se de habitações que estavam disponibilizadas para arrendamento acessível, com vista a apoiar pessoas com dificuldades económicas, e que não foram atribuídas nos concursos recentemente realizados para o efeito, mas que agora ficam, durante esta fase, disponíveis para dar resposta às necessidades de alojamento dos cidadãos refugiados.

“Estamos atentos e temos desenvolvido todos os esforços, em vários quadrantes de ação, para apoiar os cidadãos ucranianos que vêm para o nosso país, região e concelho em busca de proteção. Uma das necessidades mais prementes é justamente a habitação, pelo que este acordo com o IHRU permite ter uma resposta o mais pronta possível para as dezenas de solicitações que nos têm chegado através do CLAIM”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

No seguimento da crise humanitária provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o concelho de Águeda desde logo manifestou disponibilidade em acolher famílias e o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes já registou o pedido de ajuda por parte de 36 agregados familiares, que correspondem a cerca de 100 pessoas, prevendo-se que este número continue a aumentar.

O Município, em concertação com os diferentes organismos nacionais e com a rede de solidariedade social do concelho, tem procurado encontrar soluções para assegurar as respostas para o devido acolhimento e integração destas pessoas, e tem contado com o apoio de toda a comunidade aguedense que tem demonstrado o seu espírito de cooperação e solidariedade que esta situação tem requerido de todos.

Neste contexto, o IHRU, I.P. disponibilizou à autarquia sete habitações desocupadas, através de um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório (acolhimento de refugiados) e que vão ser agora atribuídas famílias ucranianas que se encontram registadas no CLAIM.

Para mais informações sobre as necessidades atuais para apoio a refugiados da Ucrânia: Apoio à Ucrânia - CM Águeda (cm-agueda.pt).

 

  1. Feira de Saberes e Sabores

A Feira de Saberes e Sabores do concelho de Águeda, depois de um interregno de dois anos, vai realizar-se a 7 de maio próximo, no espaço envolvente ao antigo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) ou no seu interior, dependendo das condições atmosféricas. Com uma organização da Bela Vista – Centro de Educação Integrada, contará com o apoio logístico e financeiro da Câmara de Águeda.

Nesta feira, que tem um cariz solidário, estarão representadas as várias instituições sociais do concelho, sendo esperadas mais de duas dezenas, que, para além de darem a conhecer o seu trabalho, têm neste espaço a oportunidade de angariar fundos para o exercício da sua atividade.

Sempre com uma temática associada, a edição deste ano (12.ª) tem como mote a liberdade. O objetivo da iniciativa passa ainda por promover os artesãos locais, bem como partilhar sabores através de uma mostra gastronómica e estreitar os laços entre as associações, artesãos, parceiros e comunidade em geral.

 

  1. Prémios escolares

A Câmara de Águeda aprovou, ontem, em reunião de Câmara, a atribuição de prémios escolares aos alunos/formandos que mais se destacam nos estabelecimentos de ensino de Águeda, nos 9.º e 12.º anos, bem como na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (licenciatura) e no Centro de Formação Profissional.

Este prémio visa enaltecer o mérito, a excelência, a dedicação, o esforço no trabalho e desempenho, proporcionando também o reconhecimento público a estes formandos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário