sábado, 9 de abril de 2022

Proença-a-Nova | Comunidade Escolar dedica dia à Cidadania com inauguração de novos murais


O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova voltou a ser reconhecido como Eco-Escola no ano de 2021-2022, esta quinta-feira, 7 de abril. O dia ficou marcado pelo Hastear da bandeira, bem como pela inauguração das pinturas em dois murais da Escola, com referências à floresta e à biodiversidade, num projeto promovido pela Associação de Estudantes 2021/2022.

Paula Mendonça, subdiretora do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, deu o mote para o arranque da cerimónia, referindo que “o ambiente, floresta e a sustentabilidade são temas e domínios desenvolvidos na Escola”, e que estes “fazem parte do currículo de todos os anos de escolaridade (…) a floresta é um amor que devemos estimar, porque estamos todos inseridos no meio dela”, concluiu. A subdiretora deixou ainda notas de agradecimento a toda a equipa do Eco-Escolas, bem como a todos os colaboradores indiretamente envolvidos, sendo parte integrante de um programa desenvolvido no Agrupamento há já alguns anos.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, falou aos alunos para apontar a relevância do trabalho desenvolvido: “é uma mensagem que deve ser transmitida a todos vocês e que devem por sempre em prática, porque o que se precisa nos tempos atuais é de uma cidadania ativa, colaborativa e participativa”. Continuou frisando que “esta Escola sempre foi uma Escola de valores e o Município irá sempre colaborar com o programa Eco-Escolas” e finalizou parabenizando mais uma vez a iniciativa. Madalena Catarino, professora responsável pelo projeto, não esquece o passado e afirma que “a bandeira hasteada é resultado do trabalho realizado no ano anterior. Este trabalho não é só dos professores, mas sim de todos os colaboradores, e essencialmente dos alunos, que trabalham muito nestes projetos, que até fora dos horários escolares se empenham e dedicam muito”.

De uma forma abrangente foi promovido o tema “Cidadania: Aqui, agora e sempre”, com a promoção de várias atividades por parte de alunos de e para todas as idades. Entre a programação definida estiveram atividades como sessões de ioga, divulgação de vídeos online, palestras, ações de sensibilização, recolha de alimentos, Easter Hat Parade, uma visita de Estudo e rastreios à diabetes, promovidos pela Unidade Móvel de Saúde do Município de Proença-a-Nova. Perto do fim do dia, decorreu a apresentação do livro “Histórias da Ajudaris vol.4,”, da autoria das alunas Sofia Fernandes, Dana Deesha e Margarida Santos, entre outras iniciativas que contribuíram para um dia diferente e no qual esteve envolvida toda a comunidade escolar do Agrupamento.

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional da FEE - Foundation for Environmental Education -, que pretende simultaneamente encorajar as instituições e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário