terça-feira, 12 de abril de 2022

Câmara e DGEstE visitam refeitórios escolares do concelho de Águeda

 Vereadora, diretores de agrupamentos, elementos da DGEstE e técnicos municipais almoçaram numa das cantinas e atestaram o regular funcionamento dos refeitórios escolares.

A Câmara Municipal de Águeda e a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) fizeram, na última sexta-feira, último dia de aulas antes da interrupção letiva da Páscoa, uma visita aos refeitórios escolares concessionados pela DGEstE, com vista a avaliar o seu funcionamento.

Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, acompanhou Catarina Solnado, nutricionista da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE, aos refeitórios da EB Fernando Caldeira, EB2,3 de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho e EB Dr. Artur Nunes Vidal, em Fermentelos (que servem várias escolas do concelho), onde almoçaram.

Tratou-se de uma ação programada no âmbito da descentralização de competências na área da educação, com vista a efetuar uma avaliação global dos refeitórios em questão que, a partir de setembro próximo, passarão para a gestão municipal.

Neste périplo, para além de se verificar “in loco” o funcionamento destes espaços, foi feito um levantamento das necessidades existentes, bem como foi verificada a qualidade das refeições e o cumprimento das ementas semanais.

“Esta reunião prática de trabalho foi uma ótima oportunidade para perceber e avaliar a qualidade do serviço que é prestado nestes refeitórios escolares e que estão, neste momento, sob responsabilidade da DGEstE”, começou por dizer Marlene Gaio, acrescentando que, ao assumir o controlo de gestão das cantinas no próximo ano letivo, a Câmara pretende implementar um modelo rigoroso e que responda às necessidades.

A Vereadora da Educação salientou que a refeição que teve a oportunidade de experimentar em Fermentelos estava saborosa e dentro da normalidade do que é servido nas cantinas. “Há, naturalmente, alguns aspetos a melhorar e é, por isso, um assunto a que estamos atentos e que iremos acompanhar de perto para assegurar que as nossas crianças continuam a ser bem tratadas nos espaços escolares”, declarou ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário