terça-feira, 12 de abril de 2022

Piloto russo de 15 anos faz saudação nazi depois de vencer corrida em Portimão

Artem Severiukhin corre no Europeu de Karting sob bandeira italiana. Federação Internacional do Automóvel abre investigação à "conduta inaceitável" do jovem piloto russo. A equipa Ward já rescindiu contrato com Severiukhin. Federação russa diz que o piloto estava apenas a agradecer à sua família.

O piloto russo de karting, de 15 anos, Artem Severiukhin celebrou a vitória na primeira corrida do Europeu de Karting, em Portimão, com uma saudação nazi. Decorria a cerimónia do pódio e enquanto tocava o hino italiano, Severiukhin fez a saudação romana - proibida desde 1952 em Itália -, seguida de um riso descontrolado.

O piloto compete no escalão 11-15 anos do Europeu de Karting com licença italiana, uma vez que a Federação Internacional do Automóvel (FIA) impediu os pilotos russos de correrem com a bandeira do seu país, na sequência da invasão da Ucrânia, por parte das forças militares russas.

A FIA abriu uma investigação ao que define como "conduta inaceitável" de Artem Severiukhin e compromete-se a comunicar brevemente os próximos passos que tomará neste caso.

A Ward Racing, equipa sueca pela qual o piloto corria, demarcou-se do comportamento do piloto, condenou-o e anunciou a rescisão de contrato com Severiukhin.

"A Ward Racing condena as ações pessoais do piloto Artem Severyukhin durante a cerimónia de premiação a 10 de abril de 2022 nos termos mais fortes possíveis, uma vez que as considera uma manifestação de comportamento antidesportivo, uma violação inaceitável do codex ético e desportivo moral. Com esta declaração, a Ward Racing expressa a sua opinião, bem como a opinião de todos os atletas e funcionários da equipa Ward Racing. Com base nestas considerações, a Ward Racing não vê qualquer possibilidade de cooperação contínua com Artem Severyukhin e irá prosseguir com a rescisão do seu contrato de corrida", comunicou a equipa, nas redes sociais.

A Ward manifestou, ainda, total alinhamento com as sanções impostas à Rússia e "expressa a sua solidariedade para com as pessoas que sofrem por causa deste ataque não provocado e horrível". "Como cidadãos suecos, estamos ainda orgulhosos do nosso país que tomou a decisão histórica de enviar armas para a Ucrânia para a luta contra o exército russo", acrescenta.

Um porta-voz da Federação Automóvel da Rússia, citado pela imprensa internacional, falou em nome de Artem Severyukhin e esclareceu que o jovem piloto quis "apenas agradecer aos seus familiares russos". "Alguém viu no meu comportamento um gesto inapropriado, mas não foi. Foi apenas um agradecimento. Sou russo, sou da Rússia e sou pelo meu país", terá justificado Severyukhin.

RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário