segunda-feira, 13 de junho de 2022

Cantanhede | Apresentação teatral que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal. “O bairro da Tabela Periódica” exibida por alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria

Cerca de uma centena de pessoas assistiram no passado dia 9 de junho à apresentação da peça de teatro “O bairro da Tabela Periódica”, de autoria do escritor Manuel João Monte, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Interpretada por um grupo de 15 alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede, a apresentação teatral que teve a encenação da docente, Cristina Monteiro.

A iniciativa, que teve a sua estreia no passado dia 4 de abril numa apresentação particularmente dirigida aos alunos do 12º ano deste estabelecimento de ensino, viu agora, em virtude do sucesso alcançado, agendada nova sessão dirigida ao público em geral.~

De salientar o cariz solidário de uma ação em que os alunos doaram as verbas angariadas aos assistentes sociais da Associação SOGA. Recorde-se que a Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor tem como propósito a promoção e defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento humano.

Esta organização apoia especialmente a Ilha de Soga, do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, e tem como principal objetivo alcançar a melhoria das condições de vida da população que vive em pobreza extrema.

O texto “O bairro da Tabela Periódica”, da autoria de Manuel João Monte, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi o resultado do desafio que o autor abraçou, ao criar uma peça de teatro que se inspirasse nos 150 anos dessa efeméride, que se celebraram em 2019, ano escolhido como Ano Internacional da Tabela Periódica, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Tabela Periódica foi publicada pelo químico e físico russo, Dmitri Mendeleev (1834-1907), em 1869, com o objetivo de organizar numa Tabela todos os elementos físicos e químicos conhecidos até aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário