segunda-feira, 13 de junho de 2022

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA INTEGROU FESTIVAL BAUHAUS

 
O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, integrou a programação do Festival da Nova Bauhaus Europeia, que decorreu no passado fim-de-semana, através da inauguração da exposição “Os Afetodomésticos”, de Pedro Fonseca Jorge, e do concerto da Filarmónica Recreativa Amieirinhense, realizados no dia 11 de junho.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da Junta da Moita, Franclin Ventura; da chefe da Divisão da Cultura, Património Cultural e Turismo, Ana Carvalho; do artista Pedro Fonseca Jorge; da técnica do Museu Joaquim Correia, Cátia Cavaco; entre outros convidados.
A exposição é organizada pelo Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia; e pelo LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria.
Pedro Fonseca Jorge foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém, por isso, sobre os seus objetos de afeto e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída.
Pedro Fonseca Jorge, 1977, natural da Benedita, é arquiteto de formação, sendo igualmente mestre em Design de Produto e Artes Plásticas. Trabalhou de norte a sul do país, antes de se estabelecer por conta própria em 2014, na sua vila de origem. Atualmente é Investigador Bolseiro no LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes) da ESAD.CR, onde também leciona.

A exposição está patente até ao dia 30 de setembro de 2022, de quarta a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.

Após a inauguração da exposição, decorreu o concerto da Filarmónica Recreativa Amieirinhense, que apresentou peças musicais de artistas internacionais, estreadas no evento, inspiradas nos museus, proporcionando um espetáculo de elevada qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário