segunda-feira, 6 de junho de 2022

MONFORTE PREVINE OBESIDADE

Considerando que a Obesidade é um problema grave de saúde pública, e que representa um fator de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outros, a UCC Monforte assinalou o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com dois eventos que decorreram nos dias 15 e 31 de Maio últimos e tiveram como objetivo sensibilizar os participantes para a importância do exercício físico no combate à obesidade. 
 
No dia 15 de Maio, entre as 15 e as 18 horas, no âmbito do Dia da Família, em parceria com a Operação Agir4Monforte (CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento social) e outros parceiros do concelho, a UCC Monforte participou e dinamizou a VII Mini Caminhada da Família. A proposta da UCC de uma caminhada de cerca de 3,500 Kms, acessível a avós, pais, netos e filhos, privilegiando o contacto com a natureza e o ar livre, foi enaltecida e aprovada pelos cerca de 50 participantes com idades entre os 3 e os 80 anos 
 
No dia 31 de Maio, entre as 14 e as 16 horas, no âmbito da parceria com a Universidade Sénior, decorreu mais uma aula da disciplina de Saúde. A aula, subordinada ao tema "Mexa-se, pela sua saúde e contra a Obesidade" foi dinamizada com a participação de duas alunas do ensino clínico de licenciatura em enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Portalegre e contou com a presença de 18 alunos que participaram ativamente na ação sobre o tema da obesidade. Os alunos, através de jogos dinâmicos, aprenderam como hábitos alimentares saudáveis e o exercício físico podem prevenir o excesso de peso e a obesidade. E após uma primeira parte teórica, todos participaram numa gincana de jogos, que lhes permitiu "mexer" músculos e articulações. Desde saltar ao pé- coxinho, jogar bowling ou correr pequenos percursos, entre outros jogos, houve muitas gargalhadas, o que promoveu momentos de interação, convívio e bem- estar junto de todos. 
Refira-se que em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica desde 25 de Março de 2004. E desde então é assinalado o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, no penúltimo sábado do mês de maio. 

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário