segunda-feira, 6 de junho de 2022

Câmara de Águeda entrega prémios aos melhores alunos do ano letivo 2020/2021

No total, foram premiados 10 alunos, do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, da ESTGA e do IEFP
A Câmara Municipal de Águeda entregou, na última semana, um total de dez prémios aos melhores alunos do 3.º ciclo e Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do ensino superior (licenciatura) e formação profissional (cursos IEFP).
“Que este prémio sirva de alento e alavanca para serem e quererem mais, para perceberem que não há limites para o sucesso se estiverem focados e se forem determinados”, desafiou Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Autarquia, salientando que a distinção premeia “o esforço, dedicação e empenho dos alunos, do ponto de vista académico, mas também e não menos importante, o seu desempenho social”.
De facto, a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois pressupostos: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das notas (com um peso de 70% na nomeação); e o desempenho social, designadamente a observância de competências, comportamentos e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade (30%).
Marlene Gaio destacou que, deste modo, os prémios escolares são “muito mais do que apenas um mero reconhecimento das boas notas obtidas”, acrescentando que esta distinção é extensiva a pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa, por “proporcionarem as condições” para que estes alunos “subam a este palco e que recebam este prémio que tanto merecem. Se hoje eles estão aqui é porque, em algum momento, a vossa capacidade de lutar pelos vossos sonhos e objetivos, a constatação de que nada se consegue sem esforço e que a sorte dá muito trabalho os influenciou”, declarou.
A Vereadora da Educação aproveitou o momento para, publicamente, agradecer e reconhecer o esforço que diretores, professores e auxiliares fizeram “num ano muito difícil para todos, pela capacidade que tiveram de se adaptar a novos métodos de ensino, pela resiliência com que souberam responder ao desafio de se reinventarem e à gestão exímia das vossas escolas, da ESTGA e do IEFP”.
Os diretores dos agrupamentos de escolas agradeceram o reconhecimento que a Câmara de Águeda faz aos melhores alunos há 22 anos, salientando o excelente exemplo e inspiração que estes alunos podem ser para os restantes membros da comunidade estudantil.
Ana Teles, ex-aluna de licenciatura em secretariado e comunicação empresarial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, para quem “um bom estudante é aquele que está presente, tem sede de saber, que se envolve e agarra as oportunidades”, subiu ao palco para receber a sua distinção e declarou a importância destes prémios, considerando ser um “exemplo a seguir por mais autarquias nacionais. São simples ações como estas que promovem a educação e que, a seu tempo, acabam por marcar toda a diferença na comunidade”.
Refira-se que a sessão contou com alguns momentos culturais: Grupo “A Palavra”, por alunos da Escola Secundária Marques Castilho, com o texto “Acreditar, Sonhar… Viver!”; um solo de piano pelo aluno (premiado) Rodrigo Marques, do Conservatório de Música de Águeda (CMA); e um quarteto de saxofones com a peça “Watch Your Step”, interpretado pelos alunos do CMA, Gustavo Ramalho, Francisca Serra, Diogo Pires e Daniela Santos.
 
Alunos premiados:
9.º ano:
Diana Gomes Silva – EB Aguada de Cima (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Marta Pedro Neves – EB Prof. Artur Nunes Vidal (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Leonor Alves da Silva – Escola Secundária Marques de Castilho
Diana Guarino da Fonse – EB Valongo do Vouga (Agrup. Escolas Valongo do Vouga)
Rodrigo Tavares Maia Marques – Escola Secundária Adolfo Portela
 
12.º ano:
Luísa Castilho Mendes da Paz – Escola Secundária Marques de Castilho
Iolanda Miguel Abrantes Castanheira – Escola Secundária Adolfo Portela
 
ESTGA:
Ana Paula Gomes Teles
 
IEFP:
Marcelo António Gomes Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário