segunda-feira, 6 de junho de 2022

Foz do Arelho inaugura Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e Posto de Turismo no próximo domingo

No próximo domingo, dia 12 de Junho, pelas 12h, será inaugurado o Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos (CILO) e do Posto de Turismo da Foz do Arelho, na Avenida do Mar da Foz do Arelho, em instalações da Capitania, cedidas pela Direcção-Geral da Autoridade Marítima, fruto de um protocolo assinado com o município das Caldas da Rainha.

Com coordenação da Liga para a Protecção da Natureza, o Centro Interpretativo nasce de uma proposta apresentada em 2017 pela associação caldense “Conselho da Cidade” ao Orçamento Participativo de Portugal, na área da Ciência, e conta como parceiros os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos, visando ao longo de dezoito meses divulgar e estudar áreas como a ecologia, biologia, história e etnologia da Lagoa de Óbidos.
O projeto do CILO tem também como objetivo a criação e disponibilização ao visitante da Lagoa de Óbidos de um conjunto de ferramentas informativas de apoio à interpretação do lugar e da sua história de relação com as comunidades locais, ao mesmo tempo que contribuirá para a protecção, valorização e transmissão do património natural e cultural às gerações futuras.

Para atingir esse objectivo, haverão várias atividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos, nomeadamente, ações de informação para as comunidades locais – sob a forma de debates, visitas guiadas e oficinas culturais. Será ainda construído um programa de incentivo à criação de oferta turística ordenada com ligação ao CILO - pacotes de experiências de contacto com o património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, incluindo ações de capacitação e experiência piloto.

Naturalmente que a área de estudo requer a existência de polos dinâmicos distribuídos em redor da Lagoa de Óbidos (concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos) onde, para além da disponibilização de informação, serão dinamizadas várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos. As instalações terão ainda o Posto de Turismo da Foz do Arelho, que visa dar apoio informativo a turistas e munícipes.
Estas inaugurações estão integradas no programa comemorativo da Foz do Arelho, onde se assinala o 13º aniversário de elevação a Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário