segunda-feira, 6 de junho de 2022

Celorico da Beira | Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul - A Chegada

 

Eram 14h32m do longínquo dia 17 de junho do ano de 1922, quando Sacadura Cabral e Gago Coutinho, a bordo do «Fairey-17», amararam nas águas do Rio de Janeiro, depois de 3 hidroaviões e de 62h26m de viagem, das quais 36 horas e 44 minutos sem avistar terra, cumprindo finalmente o objetivo traçado de chegar ao Brasil por ar, para gáudio do povo que os esperava em festa.

Para assinalar esse momento, o Município de Celorico da Beira vai levar a efeito nos próximos dias 17 e 18 de junho, uma programação altamente festiva, multicultural e representativa da alma e dos povos envolvidos nessa viagem, com especial destaque para Portugal, Cabo Verde e Brasil, que encerrará as Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, neste território.

Tradicionalmente, a chegada do mês de junho está associada a férias e a Santos Populares. Entra-se automaticamente em modo de verão: espírito aberto para receber o sol, o calor e uma enorme vontade de desfrutar de momentos prazerosos ao livre e de convívio com os amigos. Neste contexto, as atividades de encerramento do Centenário, por força da sua natureza, são fomentadoras deste espírito. Durante dois dias (17 e 18 de Junho), a festa será total no Jardim Parque Carlos Amaral, com cheiros e sabores beirões à mistura com outros mais quentes e picantes, acompanhados de muita música de diferentes sonoridades, desde a lusitana aos sons quentes e ritmados afro-brasileiros, criando momentos únicos, cheios de animação, alegria, colorido e dinamismo. Para a prossecução deste objetivo, o município brinda os celoricenses com um vasto e rico programa que apresenta Rua das Pretas com Tito Paris e Joana Amendoeira como cabeças de cartaz. Assim, destacamos:

No dia 17 de junho, pelas 21H30, o palco é dos Guitardeão. Grupo made in Celorico da Beira, sempre muito acarinhado pelos celoricenses. Apresenta um reportório com músicas que denotam diversas influências e deambulam em diversas fronteiras;

No sábado, 18 de junho, pelas 15H00, o grupo Nice Groove vai levar a efeito uma Oficina de Percussão - Batucada. Trata-se de um projeto de Música na Comunidade que une pessoas das mais variadas faixas etárias, nacionalidades e proveniências sociais e culturais. Uma batucada é composta por instrumentos de bateria de samba e inspirados em ritmos, danças e canções lusófonas. A animação continua pela tarde fora e, ao entardecer, por volta das 18H30, espaço para a Associação Lagoa da Saudade efetuar uma demonstração de Capoeira;

Às 21H30 terá lugar o concerto musical Rua das Pretas, de Pierre Aderne. Trata-se de um projeto de música lusófona, multicultural que agrega fado, bossa, cante, morna, ciranda e samba, que será abrilhantado esta noite, por Tito Paris e a fadista Joana Amendoeira. No final do concerto subirão ao palco o grupo Nice Groove e os participantes no workshop (Oficina de Percussão), para uma atuação conjunta.

Direcionada para o público jovem, mais resistente e festivaleiro, a animação continua pela noite dentro, conduzida pela arte e mestria dos DJ´s, EDD e Guerrilha Sound System, no dia 17 de junho e 18 de junho, respetivamente.

A não perder. Estamos à sua espera!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário