segunda-feira, 6 de junho de 2022

Anadia inicia “proposta” de geminação com Maysan (Iraque)

 
O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, esteve, no passado mês de maio, na República do Iraque para dar início à proposta de geminação entre o Município de Anadia e o Governo de Maysan. A visita permitiu realizar várias reuniões com o Governo de Maysan e conhecer os departamentos da Universidade de Maysan. Jorge Sampaio esteve também em Bagdá, capital do Iraque, para se reunir com representantes do Ministério da Educação e do Comité Olímpico iraquianos.
O futuro acordo de cooperação entre Anadia e Maysan pretende abranger cinco áreas: educação, desporto, saúde, turismo e empreendedorismo. Esta ligação visa também abrir as portas do Iraque, e, em particular de Maysan, às empresas anadienses e ainda incentivar as empresas iraquianas a investir no concelho de Anadia.
A proposta de geminação será submetida a aprovação da Assembleia Municipal de Anadia, em reunião ordinária a realizar em setembro. Caso seja aprovada, prevê-se que a formalização do acordo seja feita em outubro, aquando da visita de uma delegação de Maysan a empresas do concelho de Anadia. Recorde-se que, em janeiro, o Município recebeu a visita de uma delegação iraquiana, que veio conhecer, em geral, o concelho de Anadia e, em particular, as instalações desportivas municipais.
Esta será a primeira geminação do Município de Anadia com uma entidade do continente asiático. Segundo Jorge Sampaio, as geminações com entidades estrangeiras são importantes para o concelho, porque “facilitam a aproximação entre povos, reforçam o crescimento das relações internacionais, fomentam o intercâmbio de ideias, experiências e projetos, e permitem estabelecer fortes alianças sociais e económicas”. Atualmente, Anadia tem geminações com entidades de Cabo Verde, Letónia e França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário