segunda-feira, 6 de junho de 2022

Águeda | Reunião de Câmara de dia 2 de junho de 2022

As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 2 de junho de 2022 foram as seguintes:
 

Câmara Municipal requalifica e amplia Escola Básica das Chãs

A Câmara Municipal de Águeda vai requalificar e ampliar a Escola Básica (EB) 1 das Chãs, uma obra que foi adjudicada em reunião de câmara à empresa Ergovisa, Lda, por 484.739,27 euros (acrescidos de IVA). O prazo de execução é de 240 dias.

Tendo em conta o estado degradado do edifício – que é composto por uma área com dois pisos e outra de rés-do-chão – o Município decidiu proceder a uma intervenção que permita melhorar as condições de salubridade e qualidade da infraestrutura, bem como ampliar o refeitório e criar sanitários de apoio aos professores e funcionários. Será ainda ampliada a área coberta do logradouro.

Neste momento, o refeitório ocupa uma área de cerca de 96 metros quadrados, passando, com as obras, para aproximadamente 203 metros quadrados, denotando uma melhoria substancial no espaço de refeições para os alunos e para a preparação e condicionamento dos alimentos.

A obra implica o tratamento, reparação e impermeabilização e pintura das paredes exteriores e interiores, assim como a reparação e isolamento térmico do telhado e cobertura do edifício.

Será ainda, como referido, feita uma remodelação e reestruturação do logradouro existente, para que fique mais apelativo e regular, para além de mais acessível, fazendo com que a área de acesso entre  o edifício e a zona do parque infantil se torne mais contínua. Relevante é o aumento da zona do alpendre, para que o espaço de proteção e zona coberta seja maior, que passa a ter mais 111,54 metros quadrados do que os atualmente existentes.

De referir que dos 2.192,98 metros quadrados de área bruta, a EB1 das Chãs vai passar a ter uma área de 2.272,29 metros quadrados, traduzindo-se numa ampliação de quase 80 metros quadrados.
  
Câmara de Águeda adere à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família
A Câmara Municipal de Águeda aderiu à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família (https://www.elfac.org/the-network/). A decisão surge na sequência do trabalho realizado pelo Município no âmbito das políticas e boas práticas de apoio às famílias, munícipes e seus funcionários e que resultou na atribuição, em 2021 e pelo 11.º ano consecutivo, do selo de Autarquia + Familiarmente Responsável, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Os municípios que tenham sido distinguidos pelo Observatório passam a ter entrada direta nesta rede europeia, caso demonstrem esse interesse. Uma decisão que foi tomada em reunião do Executivo.

As vantagens de integrar a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, criada em 2008 pela ELFAC (Confederação Europeia de Famílias Numerosas), são diversas e vão desde ao registo na base de dados da rede europeia, o acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas a nível europeu, a publicitação de informação sobre a autarquia no website da rede europeia, a participar nas reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, sendo ainda possível, ao integrar esta rede, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família e utilizar o logótipo da Rede Europeia.
 
Apoio a projeto “Risoterapia/Carrinha dos Sorrisos”
A Câmara Municipal de Águeda vai apoiar a implementação, no concelho, do projeto “Risoterapia/Carrinha dos Sorrisos”, através do estabelecimento de uma parceria com a Mais Feliz – Associação Cultural e Social.

“Este projeto liga-se plenamente nas boas práticas de promoção do envelhecimento saudável, pelas quais a Câmara Municipal de Águeda tem sido alvo de distinção, tendo sido inclusivamente premiada, em 2020, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o Selo Comunidades Pró-envelhecimento”, sublinhou Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.

O projeto, que vai ser desenvolvido durante 18 meses, usa a risoterapia para melhorar a saúde mental da população sénior, quer viva sozinha ou em instituições e que por vezes, possui um contacto social reduzido pela dificuldade de locomoção, ou autonomia reduzida por problemas de saúde. Por consequência, para além da simples aplicação de técnicas terapêuticas, a iniciativa pretende proporcionar oportunidades de interação social, reduzir a solidão e provocar sentimentos positivos.

Esta iniciativa contribui para a melhoria das condições psicobiológicas da população idosa, como o demonstram os resultados como a redução das dores, melhoria na qualidade do sono, diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, melhorando também a capacidade física.

O projeto vai ser implementado nas instituições do município, uma vez por semana, em sessões individuais e em grupo, para além de incluir a realização de sonhos e o passeio na carrinha dos sorrisos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário