segunda-feira, 6 de junho de 2022

Caldas da Rainha cria evento para dar a conhecer as suas pérolas criativas na área da Cerâmica

 MOSTRA MERCADO DA CERÂMICA
CALDAS DA RAINHA | PARQUE D. CARLOS I | 17, 18 E 19 DE JUNHO

A primeira edição da Mostra Mercado da Cerâmica terá lugar no Parque D. Carlos I, de 17 a 19 de Junho (Parque das Bicicletas), num espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para aqui trabalhar, contando com a participação de mais de três dezenas de ceramistas, numa iniciativa que exalta a exposição e venda de cerâmica das Caldas da Rainha,  Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares, desde 2019.
Com abertura marcada para as 18h do dia 17 de Junho, a Mostra Mercado da Cerâmica conta com programa de animação e oferta de street food. Às 21h30 sobem a palco as Crua, um coletivo composto por seis vozes femininas que percorrem os caminhos da música tradicional portuguesa, donas de um repertório plural, onde o adufe assume um lugar predominante.
No sábado a Mostra Mercado da Cerâmica, que decorre entre as 10h e as 23h, terá animação garantida, pois a meio da manhã os Gaiteiros da Fanadia darão um ar da sua graça num percurso itinerante pelo Parque. Às 18h30, é a vez dos Seiva, que farão um tributo à música tradicional portuguesa, onde marcará presença o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de foles. À noite, pelas 21h30, terão lugar as Marchas Populares, protagonizadas pelas diversas Associações do Concelho, num percurso itinerante pela cidade, com início na Praça 25 de Abril, culminando na Mostra Mercado da Cerâmica.
No domingo, 19 de Junho, as portas abrem-se às 10h, e às 11h haverá a apresentação de “Talvez”, teatro de rua itinerante com uma bicicleta, uma árvore, música e poesia visual, numa performance clownesca protagonizada pela companhia Nuvem Voadora. Pelas 18h, o palco enche-se de música com Guitolão Trio, assente num instrumento único no mundo, o Guitolão, idealizado por Carlos Paredes e que junta guitarra e violão num só. António Eustáquio, no Guitolão, é acompanhado por um violinista e um acordeonista, num diálogo a três de sonoridade única.
A Exposição Coletiva de Cerâmica, com obras dos ceramistas participantes na Mostra Mercado, é inaugurada a 17 de Junho, pelas 15h, no Museu da Cerâmica, onde ficará patente até 28 de Agosto.
Após a Mostra Mercado, a cerâmica continuará disponível para ser descoberta nos Museus, lojas, ateliers, fábricas e espaços públicos, locais onde esta arte é pensada e vivida diariamente. Poderá conhecer os protagonistas e o seu trabalho, em conjugação com a cidade e seus percursos turísticos, através do Mapa “À Descoberta da Cerâmica”, com atividades que decorrerão até final de Julho.

PROGRAMA
17 DE JUNHO
16h00 – Exposição Colectiva dos Ceramistas da Mostra Mercado da  Cerâmica (Museu da Cerâmica)
18h00 – Abertura Mostra Mercado de Cerâmica
21h30 – Concerto Crua
23h00 – Encerramento

18 de JUNHO
10h00 – Abertura
11h30 – Arruada com os Gaiteiros da Fanadia  
16h30 – Conversa À Roda da Cerâmica          
18h30 – Concerto Seiva    
22h00 – Marchas Populares
23h00 – Encerramento

19 de JUNHO
10h00 – Abertura
11h00 – Animação de Rua Talvez
18h00 – Concerto Guitolão Trio
20h00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário