sexta-feira, 8 de julho de 2022

Ansião | Festas do Concelho de regresso às tradições

 

As Festas do Concelho 2022 - Expo Ansião Coração de Sicó estarão de regresso de 11 a 14 de agosto, no formato presencial que todos ansiávamos.

Depois da paragem forçada devido à pandemia e ao assinalar simbólico e em formato minimalista dos últimos dois anos, a programação traz de volta os habituais momentos culturais e desportivos e a tão esperada Expo Ansião Coração de Sicó, como espaço de mostra e promoção do empreendedorismo e das tradições do concelho.

Carolina Deslandes e Amor Eletro são os cabeças de cartaz, nas noites dos dias 12 e 13, respetivamente, com a mostra de atividades económicas e a presença das juntas de freguesia e das associações concelhias como cenário principal.

Será uma edição especial com a realização, na tarde do dia 13, do Cortejo Alegórico do Povo, este ano a comemorar os seus 60 anos, com a participação de associações e coletividades do concelho, que voltarão a apresentar da forma mais genuína as tradições e os costumes das terras e das gentes de Ansião.

Uma novidade será o primeiro Convívio da Comunidade Emigrante, na noite do dia 11, como um momento que se espera de encontros e reencontros, de abraços e de confraternização, como forma de dar as boas-vindas aos ansianenses espalhados pelo mundo que visitam a sua terra natal nesta altura do ano. O convívio na Mata Municipal será animado por tocadores de concertinas e cantares à desgarrada, ao sabor de uma sardinhada.

A sessão solene de abertura das festas será no dia 12 às 18 horas, nos Paços do Concelho, com a presença de um membro do Governo, ainda por confirmar, seguindo-se a abertura oficial da Expo Ansião Coração de Sicó, que contará com cerca de 80 stands demonstrativos das atividades económicas de produtores e artesãos da região das Terras de Sicó, do movimento associativo, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho.

O programa foi concebido para todas as idades, contemplando espaços de diversão para crianças, como o Espaço Aventura, na Mata Municipal, e o Festival Os Meus Mergulhos, na Piscina Municipal, na tarde do dia 13; para jovens, com uma Jam Session, também na Mata Municipal, no dia 12, e com animação dos DJ Carolina Torres e Rui Tomé no palco principal do recinto, para fechar as noites de sexta e de sábado.

As tradições estarão também em destaque no Mercado Municipal, na manhã de sábado, com a secular Feira dos Poceiros, que contará com animação musical e, à semelhança do ano transato, com uma mostra de cestaria e, na tarde de domingo, com o momento “Folclore e Tradição”, trazendo ao palco vários grupos etnográficos locais e nacionais.

Ao palco subirão também a banda SóRitmo, para convidar à dança na primeira noite dos festejos; as bandas filarmónicas do concelho, a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e a Sociedade Filarmónica Avelarense, na noite de sábado; e, para encerrar a programação com a prata da casa, na noite de domingo, a Orquestra Ligeira de Ansião e o grupo Chef Duro & Seus Adversários.

O Centro Cultural abrirá também as suas portas para quem queira visitar a exposição patente na sala de exposições e para aplaudir o Teatro Olimpo, que voltará a apresentar-nos “Sou apenas um ator de televisão”.

A festa só ficaria completa com a presença do desporto, acolhendo a Quinta das Lagoas passeios a cavalo na manhã de sábado e Provas de Saltos na manhã de domingo; o Pavilhão Desportivo de Ansião, a Final do Torneio de Verão de Futsal, do Clube de Caçadores de Ansião, a partir das 20h00 de sábado; o Parque Verde do Nabão, o II Torneio de Ténis de Praia, da Academia de Ténis de Avelar; e, por todo o concelho, o 4º Passeio Motard do Concelho de Ansião, organizado conjuntamente pelo Grupo Motard de Pousaflores e pelo Grupo Motard Sicótesos.

O programa completo pode ser consultado no portal da autarquia, em www.cm-ansiao.pt .

Nenhum comentário:

Postar um comentário