sexta-feira, 8 de julho de 2022

II Encontro de Educação de Cantanhede decorreu no Biocant

Cerca de centena e meia de docentes participaram no II Encontro de Educação “Construir Caminhos no Digital”, que decorreu no passado dia 5 de julho, no auditório do Biocant Park. Este encontro surge na sequência da implementação dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital nos Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Plano de Transição Digital das Escolas, e resulta da parceria da Câmara Municipal de Cantanhede com os AE Gândara Mar, AE Lima-de-Faria, AE Marquês de Marialva e com o CFAE Beira Mar contando a sua operacionalização com o envolvimento direto dos professores bibliotecários do concelho. A ação teve como principal objetivo colocar em prática a mobilização de sinergias, com a finalidade de capacitar o pessoal docente para que os PADDEs do concelho se desenvolvam de forma concertada e harmoniosa entre todos os intervenientes, de modo a superar possíveis obstáculos.

Este segundo encontro, com um formato muito distinto, contou com um conjunto de microformações ao longo do ano letivo, culminando com esta sessão presencial. A iniciativa surge como resposta à necessidade de estabelecimento de redes de comunicação e de trabalho entre todos os atores nos processos de ensino-aprendizagem, criando práticas articuladas e coerentes, nomeadamente entre as didáticas específicas das disciplinas, as metodologias e os recursos digitais para a promoção do sucesso educativo.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, na sessão de abertura deste Encontro destacou "o forte investimento que tem vindo a ser feito em Cantanhede, particularmente na área da Educação criando, assim, condições para uma educação de excelência. Com este objetivo sempre presente, e rumo à construção de uma Escola mais digital, é fundamental uma aposta forte na capacitação digital dos docentes, determinante para o sucesso da Transição Digital.”

Sublinhou ainda que “a aposta na formação é importantíssima para os docentes poderem aproveitar o potencial das tecnologias digitais, para inovarem as práticas pedagógicas e melhorarem a qualidade da educação.”

Após a sessão de abertura, que contou também com o diretor do CFAE Beira-Mar, Teotónio Cavaco, e com a diretora do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Fátima Vaz Gomes, em representação de todos os agrupamentos de escola do concelho de Cantanhede, foram apresentados no primeiro painel “Os resultados do Plano de Transição Digital” por António Silva, da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) do Ministério da Educação. De seguida foi apresentada a comunicação por Vera Lopes, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “Projecto Realiza-Te e Código Júnior- programação no 1.º CEB, e os seus contributos para o sucesso escolar dos alunos”. “O papel das Bibliotecas Escolares no Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola” foi explicitado por Ana Paula Ferreira, da Rede de Bibliotecas Escolares.

A apresentação de resultados do PADDE – Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola, preencheu o segundo painel, moderado pela coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Isabel Nina. Isabel Bernardo, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, em representação dos professores bibliotécarios dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, foi o rosto do “PADDE no concelho de Cantanhede”, do qual resulta um balanço muito positivo, complementado por boas práticas de natureza pedagógica nas escolas do Concelho, cujos porta-vozes foram Berta Laranjeiro, subdiretora do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Anabela Veloso, subdiretora do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, e Hermenegildo Freire, subdiretor do Agrupamento Marquês de Marialva.

Num contexto global de transformação digital a vários níveis conclui-se que é crucial dotar as escolas de práticas de formação e de qualificação, promotoras do conhecimento tecnológico, o qual se tem vindo a verificar como um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário