sexta-feira, 8 de julho de 2022

Figueiró dos Vinhos | Noite de Fado figueiroense ganha nova dimensão

 
O evento de Fado proporcionado pelo Município de Figueiró dos Vinhos desde 2018, ganhou nova dimensão e, este ano tem nova designação: Festival do Fado.
O Festival é de entrada gratuita, realizando-se entre as noites de 5 e 20 de agosto, e percorrerá as quatro freguesias do concelho.

Logo na noite de 5 de agosto, pelas 21h30, a vila de Figueiró dos Vinhos irá receber  a inconfundível voz de Camané e a mestria de Mário Laginha, que nos encantarão, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), com o seu mais recente projeto a dois "Aqui está-se sossegado". A dupla já tinha dado vários concertos juntos e do excelente entendimento sentido nessas colaborações, resultou o inevitável aprofundamento dessa simbiose: "Aqui está-se sossegado" é um projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco. O espetáculo contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos "Ai Margarida", que integra um dos últimos discos de Camané. Este concerto, particularmente, apesar de gratuito obriga ao levantamento de bilhete no Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos, de 28 de julho até às 17h00 de 5 de agosto.
O fadista Luís Travassos, por sua vez, irá abrilhantar as noites de fim de semana das Freguesias de Campelo (7 de agosto)Arega (13 de agosto)Aguda (14 de agosto) e Bairradas (20 de agosto). Acompanhado por Ricardo Silva na Guitarra Portuguesa e Ni Ferreirinha na Guitarra Clássica, Luís Travassos levará o público a mergulhar no maravilhoso mundo do Fado de Lisboa, um dos géneros musicais mais autênticos e característicos do nosso País. Igualmente gratuitos, os diversos concertos estão todos marcados para as 21h30, junto às Igrejas das respetivas freguesias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário