segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Águeda | Ação de formação ensina a conduzir e operar tratores em segurança

 Curso, que visa proporcionar conhecimentos para uma condução de tratores em segurança, vai iniciar a 3 de outubro e as inscrições estão abertas


Numa parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vai iniciar a 3 de outubro uma ação de formação dirigida a manobradores de tratores. As inscrições, limitadas a 15 pessoas, estão abertas e devem ser efetuadas para o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (gmaa@cm-agueda.pt).
“Condução e operação com o trator em segurança” é a designação do curso, que tem a certificação do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e que se prolonga até dia 19 de outubro, que pretende complementar os conhecimento teóricos e práticos dos participantes sobre a condução e operação de tratores, tendo em vista a melhoria do seu desempenho na via pública e na exploração, objetivando ainda a redução da sinistralidade.
Pretende-se ainda que, com os conhecimentos adquiridos nesta formação, os participantes consigam identificar as causas dos acidentes com tratores em Portugal, conhecer as principais disposições do código da estrada para uma condução segura dos veículos agrícolas na via pública e para operá-los em segurança na exploração, bem como prestar informação sobre o código de trabalho e as recomendações de segurança nele constantes.
Quais os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator, qual o equipamento de segurança e proteção que deve ter (individual e no trator), como conduzir com segurança (trator isoladamente ou com uma máquina montada/rebocada) são alguns dos aspetos que vão ser aplicados neste curso, que vai decorrer nas instalações da Câmara Municipal.
A formação, centrada no participante e que tem a duração de 50 horas no total, será baseada na experiência e participação ativa dos formandos, sendo que serão feitas demonstrações, simulações, estudos de caso, trabalho individual e de grupo. A formação prática será realizada tanto em sala como em campo.
Refira-se que os formandos devem ter mais de 18 anos e a escolaridade obrigatória e carta de condução de categoria B, C ou D.
A formação decorrerá em horário laboral, da seguinte forma: das 8h30 às 12h30 e das 14 às 17 horas, nos dias 3, 4, 10, 11 e 19 de outubro; e das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, nos dias 13 e 18. No último dia da formação será feita a avaliação final.
Para mais informações, os interessados devem usar os seguintes contactos: gmaa@cm-agueda.pt ou 961708267.

Nenhum comentário:

Postar um comentário