quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Rússia fora do Euro 2024

Seleção russa não irá sequer participar no sorteio do Campeonato da Europa de futebol.
A seleção da Rússia, país que tem sido sucessivamente banido de eventos desportivos internacionais devido à invasão à Ucrânia, ficará fora do sorteio para a fase de qualificação do Europeu Alemanha 2024, anunciou esta terça-feira a Federação de Futebol Russa.
A seleção russa não vai participar no sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, que se vai realizar em 9 de outubro em Frankfurt", lê-se em comunicado.
Os dirigentes russos justificam o facto com "a decisão da UEFA, em fevereiro, de suspender a participação das seleções nacionais e clubes russos das competições que organiza".
A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,2 milhões para os países europeus -, de acordo com a ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.916 civis mortos e 8.616 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
Dois primeiros classificados de cada grupo com lugar garantido no Europeu
Os dois primeiros classificados dos 10 grupos de apuramento para o Euro 2024 têm lugar garantido na fase final da prova, em que já estará a Alemanha, anfitriã da competição, anunciou a UEFA.
Os 10 vencedores dos grupos e os 10 segundos classificados qualificam-se para a fase final. As três restantes vagas serão decididas através do 'play-off', a ser disputado em março de 2024", lê-se numa nota publicada no site oficial da UEFA, após a reunião do seu Comité Executivo, que decorreu em Hvar, na Croácia.
Ao todo, 53 nações vão competir por um lugar na fase final do próximo Europeu, que terá 24 seleções, através de sete grupos de cinco e outros três com seis. As equipas serão ordenadas de acordo com o ranking geral da UEFA Liga das Nações 2022/23 e divididas em sete potes.
Na mesma nota, a UEFA confirmou a exclusão da Rússia da prova, devido à suspensão aplicada ao futebol desse país, por causa da invasão da Ucrânia.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário