terça-feira, 4 de outubro de 2022

Proença-a-Nova | Marca “É Capaz” comemora o primeiro aniversário

 

A marca “É Capaz”, chancela dos produtos do BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social (LIIS), assinalou a 1 de outubro o seu primeiro aniversário e o segundo do início das atividades com os jovens/ adultos deste projeto.

Criada em 2021, a denominação “É Capaz” surgiu da constatação diária do esforço, dedicação e superação dos desafios lançados aos jovens que frequentam o BioAromas – LIIS. Em ritmos diferentes, mas todos com sucesso nos resultados e uma enorme força de vontade e satisfação em serem todos capazes. Esta marca é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Bioaromas LIIS criado em 2020, um projeto com cariz empreendedor, inovador e inclusivo, que vê na ciência das plantas aromáticas uma forma de ocupação e estímulo das competências funcionais e sociais, que de forma integrada contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens/adultos.

O Bioaromas Liis é um projeto fundamental no concelho de Proença-a-Nova, pois, veio resolver uma lacuna no concelho, uma vez que não havia qualquer tipo de resposta para esta população especial. O objetivo é o de promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas”, afirma Magda Ferreira, uma das técnicas da equipa do Bioaromas LISS.

As plantas aromáticas e condimentares da marca estão disponíveis para venda ao público nos comércios locais, na loja do CCV da Floresta e no site Proença-a-Nova Origem, e ainda para aqueles que são de Lisboa, na loja no Mercado de Benfica “O Sítio Certo”. O balanço do primeiro ano de comercialização é bastante positivo e, de acordo com a mesma técnica “têm sido bem aceites pelo público e em diversas encomendas no ano de 2021 foram todas escoadas”.

As plantas aromáticas e condimentares já disponíveis são: Cidreira, Tomilho-limão, Lúcia-lima, Erva príncipe, Perpétua Roxa, Perpétua branca, Perpétua vermelha, Alecrim, Calêndula, Rosmaninho. Brevemente prevê-se que as plantas Equinácia, Tomilho Bela-luz, Hortelã-Chocolate, Hortelã-vulgar, Orégãos, Salva Ananás, Manjerona estejam igualmente disponíveis para venda.

Com o alargamento das instalações no ano passado, as atividades concentraram-se num só espaço, dando melhores condições aos jovens/ adultos e evitando deslocações entre espaços. No Espaço Bioaromas Liis existe uma sala de formação, um refeitório com cozinha equipada, uma sala de tratamento de plantas, uma sala de armazenamento e casas de banho. Além das novas instalações contam com novos equipamentos: a estufa e o secador. Com estes equipamentos pretende-se melhorar a qualidade das plantas, permitindo-lhes manter as suas propriedades naturais e diminuir o tempo de secagem das mesmas, para que os jovens/ adultos possam colher em maior quantidade.

A curto prazo, a marca “É Capaz” quer chegar a nível regional, participar em feiras e mercados regionais e certificar a produção como biológica. Estão ainda em desenvolvimento novos produtos como bolachas e compotas, confecionados de forma artesanal.

Neste momento o Bioaromas Liis conta com 9 jovens/ adultos inscritos e 3 encaminhamentos: inscrição noutra instituição de caráter permanente, mudança de residência e início de atividade profissional. Existem vagas para jovens/ adultos se inscreverem no Bioaromas Liis, basta contactar o projeto.

Magda Ferreira apela à sensibilização da comunidade para a inclusão das pessoas com necessidades especiais e agradece às instituições envolvente o apoio que tem sido dado nestes dois anos de existência. Recorde-se que o BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social é um projeto financiado pelo Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, do Município de Proença-a-Nova e do Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário