segunda-feira, 17 de abril de 2023

Cantanhede | PÁSCOA ATIVA FOI MUITO DIVERTIDA!

 
Foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através dos seus professores, proporcionou um programa de ocupação dos seus tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente no laser, contando com a parceria do Município de Cantanhede, equipa do CLDS, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, entre outras entidades.

Embora não descurando as actividades físicas e os jogos colectivos o programa teve grande incidência na realização de algumas tarefas que permitiu às crianças que participaram neste projecto, manipular um conjunto de materiais, que lhes possibilitou em diversas situações, realizar alguns jogos educativos e de integração, sendo igualmente, no atelier de culinária, por alguns momentos “master chefs juniores”, que lhes proporcionou colocar em destaque os seus dotes de cozinha.
Para além da prática destas actividades as crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, natação, entre outras.
No plano mais cultural as crianças visitaram o quartel dos Bombeiros Voluntários, tendo a oportunidade de partilhar alguns equipamentos e entrar em viaturas de combate a incêndios.
Igualmente visitaram o Museu da Pedra, onde tiveram a oportunidade para além de conhecer o espólio daquela unidade museológica, participar numa série de actividades no “museu vivo”, visitando igualmente a Biblioteca Municipal.
No plano mais afectivo e para aproveitar de uma forma lúdica esta pausa escolar as crianças participantes, tiveram, também a oportunidade, através da equipa do CLDS - Cantanhede, de participar num “Encontro Intergeracional”, que se realizou no passado dia 4 de abril, dinamizado no Centro Paroquial S. Pedro, por aquela equipa do Municipio de Cantanhede, que coloca em pratica o projecto, coordenado pela Ad Elo, contando ainda com a colaboração do Projecto VirtuALL e que foi sem dúvida um dos momentos mais significativos e importantes destas férias escolares.
A caça aos ovos, nesta quadra pascal, foi também muito participada e disputada tendo os “coelhinhos e coelhinhas” desenvolvido um grande trabalho na caça dos “ovinhos”.
As “oficinas” instaladas no CTL, permitiram também, às crianças desenvolver um conjunto de jogos, com forte componente na “dinâmica de grupos” e que lhes proporcionou também de forma divertida e informal a ocupação do seu tempo neste programa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário