segunda-feira, 17 de abril de 2023

MUSEU DA COVILHÃ É “CASA FÁBRICA” NO DIA DOS MONUMENTOS E SÍTIOS


No âmbito da comemoração do DIMS’2023 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu da Covilhã apresenta no dia 18 de abril, com sessões às 11:00 e às 16:00 horas, um documentário sobre a Fábrica António Estrella / Júlio Afonso.
Resultado da candidatura “Descobrir e experienciar novos territórios”, que responde à necessidade de dar visibilidade a elementos singulares que caracterizam o território deste município, esta obra é um registo sobre a história da fábrica e seus trabalhadores, bem como um enquadramento da tradição dos lanifícios no território ao longo dos anos.

De facto, nos séculos XIX e XX, a cidade da Covilhã teve um forte crescimento industrial na área dos lanifícios. A fábrica António Estrella/Júlio Afonso foi marcante para a história do têxtil em Portugal. Por lá se fez tecido, padrões e se moldaram pessoas. Pessoas essas que cresceram numa cidade outrora cheia de indústria e outra vida, que agora recordam esse passado com outros olhos.




Henrique Moura foi o autor convidado a realizar o documentário. Em 2020 termina a sua licenciatura em Cinema na UBI. No seu percurso conta com obras nos géneros de ficção e documentário. A sua primeira curta-metragem (O Lugar da Casa) estreou em 2021, no Festival Internacional Curtas Vila do Conde.

FICHA TÉCNICA:
“Casa Fábrica” (2022) | Documentário | realização; direção de fotografia; pós produção Henrique Moura | entrevistas conduzidas por Samuel Santos | captação de som Lucas Cruz | pós produção de som Sérgio Moura | produção executiva Câmara Municipal da Covilhã | https://henriquemoura.com/portfolio/casa-fabrica-2022/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário