quarta-feira, 31 de maio de 2023

Cantanhede | Organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Helena Teodósio participou em debate sobre “Descentralização na área da saúde”

 
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede foi uma das oradoras convidadas do evento “Descentralização na área da saúde”, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu esta segunda-feira, 29 de maio, na Culturgest, em Lisboa.
Helena Teodósio participou nesta sessão a convite do antigo ministro da Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública, Adalberto Campos Fernandes, tendo integrado o painel sobre “Perfis de Saúde, Planeamento e Intervenções em Saúde”, juntamente com os seus homólogos das câmaras de Lagos e Caldas da Rainha e do investigador em Saúde Pública, Guilherme Romana.
Na ocasião, a autarca reiterou que a participação das autarquias no processo de qualificação do Serviço Nacional de Saúde é fundamental, pois só assim é garantida uma resposta efetiva aos anseios das populações.
Helena Teodósio manifestou também o desagrado pela forma como está a ser conduzido o processo com vista à integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, lamentando que o Município de Cantanhede não tenha sido auscultado antes da elaboração do estudo.
É incompreensível que apenas dois modelos de gestão sejam equacionados [no estudo], não sendo considerado o cenário de transformação das duas unidades de saúde em entidades públicas empresariais, com a necessária autonomia administrativa e financeira, até porque a gestão de ambas tem apresentado resultados positivos”, observou.
Após o debate, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses assinaram um acordo de colaboração para a definição de estratégias e políticas baseadas em evidência para a melhoria da saúde dos cidadãos.
O encerramento da sessão esteve a cargo de Fernando Araújo, diretor executivo do SNS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário