quarta-feira, 31 de maio de 2023

EcoAventura - Uma ação pelo Ambiente; Apurados os vencedores do concurso “A Tua Ideia conta”; “Pelo Céu vai o Poeta!” 5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância

 I – EcoAventura - Uma ação pelo Ambiente

Recolha seletiva de resíduos no Canal HORECA e apresentação do Plano Municipal de Combate às Alterações Climáticas entre os destaques
Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa de 5 a 11 de junho, ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O Parque da Cidade de Aveiro (Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço principal para miúdos e graúdos, num evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do nosso Planeta.
Para os mais novos, a CMA preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

Apresentação “BioAveiro – Recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos”
A edição 2023 fica marcada com o arranque da operação “BioAveiro – Recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos” no dia 5 de junho.
A recolha seletiva de biorresíduos porta-a-porta no canal HORECA no Município de Aveiro visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos resíduos alimentares serem separados na origem e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.

Apresentação do “Plano Municipal de Ação Climática”

No dia 6, terça-feira, o destaque vai para a apresentação pública do “PMAC – Plano Municipal de Ação Climática” pelas 16h00 no ATLAS Aveiro. O PMAC constitui-se como um instrumento de gestão do território que consideramos de relevante importância, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação e mitigação das alterações climáticas.
Este é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas.

Feriado e fim de semana com diversas atividades
De todo o programa, destacamos a apresentação de “Bioaveiro – projeto de compostagem doméstica” às 11h00 do dia 8 de junho, em São Jacinto.
Serão feitas duas demonstrações do Instituto Confúcio-Universidade de Aveiro e Associação de Artes Marciais de Aveiro: 17h00 no dia 8 e 17h30 no dia 11, no jardim da Baixa de Santo António.
No dia 10 de junho, sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único. Ainda no dia 10 serão promovidas duas sessões do “Repair Café – ReparArte” no Parque Infante D. Pedro (inscrição em https://www.veolia.pt/eco-aventura-2023).
Nos dias 7 e 10 de junho, pelas 22h00, o CMIA recebe “Um passeio pelo céu (astronomia)”.
Sábado e domingo o Parque Infante D. Pedro acolhe o Mercado de Trocas, das 10h00 às 19h00 e o Teatro de marionetas “Deserto”, sempre às 16h30.
Somente no domingo, dia 11 de junho, destaca-se a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e o passeio de bicicleta com saída do Parque Infante D. Pedro pelas 11h00. Inscrição em www.veolia.pt/eco-aventura-2023<http://www.veolia.pt/eco-aventura-2023>.
No mesmo dia 11, às 15h00, será apresentado o Hino do Ecocentro Municipal, no “Concerto Recicloma” no Parque Infante D. Pedro. Nos três dias (8, 10 e 11 de junho) haverá, em duas sessões (10h30 e 14h00), o espetáculo itinerante “MUSKO” no Parque da Cidade.
Para a CMA, o Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para que possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis.
O programa está disponível aqui.<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura>

II – Apurados os vencedores do concurso “A Tua Ideia conta”
No passado dia 19 de maio, sexta-feira, teve lugar a final do concurso “A Tua Ideia conta”, onde foram conhecidos os vencedores: 6 escolas, 30 docentes e mais de 450 alunos são os números da presente edição desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.
O primeiro prémio foi atribuído ao Projeto “Juke Solidary” da Escola Profissional de Aveiro, no valor de 250,00€. Foram ainda concedidas duas Menções Honrosas: “Eclética: Pense fora da caixa” da Escola Secundária José Estevão e “EcoEnergy” da Escola Secundária Mário Sacramento, cada um destes projetos irá receber 125,00€.
“A Tua Ideia conta”, que integra o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), é um concurso dirigido a alunos do Ensino Secundário e Profissional do Município de Aveiro e com o qual se pretende que os alunos, com o devido apoio, estruturem ideias em diferentes setores de atividade, de forma criativa e inovadora.
Após a apresentação dos projetos e enquanto decorria a seleção dos vencedores por parte do júri, o evento foi enriquecido com a intervenção artística de Freddy Strings que proporcionou a todos um momento de descontração e entretenimento.
Fotografias disponíveis aqui.<https://we.tl/t-hIbI5bw6cd>

III – “Pelo Céu vai o Poeta!”
5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição
para a Infância
Nos próximos dias 02 e 03 de junho, integrado no programa da 47ª Feira do Livro, a Câmara Municipal de Aveiro organiza o 5.º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância, que decorrerá no ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal.
Esta edição conta, uma vez mais, com a curadoria da Gigões & Anantes, livraria especializada nesta área e com o comissariado da Doutora Sara Reis da Silva, investigadora em literatura infantil e Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, que destaca a importância deste evento “como fonte de prazer para os mais novos, estímulo à curiosidade/descoberta e instrumento indutor de conhecimento veiculado informalmente e de forma fruitiva”.
À semelhança do que foi possível vivenciar nas quatro edições anteriores, no presente Encontro, a escrita, a ilustração e/ou a edição de potencial de receção infantil serão equacionados por agentes nacionais e internacionais reconhecidos (académicos, escritores, ilustradores, editores, entre outros) que tratarão diversamente (em conferências, diálogos, oficinas, etc.) questões associadas à escrita, à ilustração, à edição, à educação literária, à mediação leitora, à promoção do livro, entre outros.
Teremos neste painel de especialistas nomes como Catarina Sobral, Dora Batalim Sottomayor, Cláudia Almendra, Mariana Rio, Maria Madalena Silva, Ana Pessoa, João Vaz de Carvalho, Ana Margarida Noronha e Diana Navas.
O programa conta ainda com a exposição biobibliográfica e evocação dos 100 anos do nascimento de António Manuel Couto Viana (1923-2010) patente na livraria Gigões & Anantes.
Destinado a Educadores de Infância, Docentes de diferentes níveis de ensino, Professores Bibliotecários/ equipas das Bibliotecas Escolares das escolas/agrupamentos, Animadores socioculturais, outros mediadores e amantes de literatura para a infância, o Encontro proporciona uma formação para docentes creditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Municípios de Aveiro e Albergaria-a-Velha.
A participação no Encontro implica inscrição obrigatória em:

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Nenhum comentário:

Postar um comentário