quarta-feira, 18 de maio de 2016

360º - Já temos Selecção para o Euro. Teremos sanções da Europa?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaJá se sabe quem são os 23 jogadores que vão ao Euro.Como notícia, há uma presença (Renato Sanches) e uma ausência (Tiago). Aliás, Renato Sanches será o mais novo jogador de sempre em fases finais - se quiser ler mais sobre ele, tem o perfil que o Observador lhe fez, "O bom 'chavalo' que à Musgueira torna".
Na análise à lista, o Diogo Pombo assegura que Fernando Santos"foi coerente, sim senhor": escolheu como se esperava. Agora, basta jogar. E, segundo o selecionador, ganhar - Fernando Santos está optimista: " Eu acredito — e os jogadores também acreditam, basta ouvi-los — que podemos chegar à final e vencer."

A NOS e a Vodafone vão partilhar conteúdos desportivosEstá em causa " a disponibilização recíproca de direitos de transmissão relativos a eventos desportivos, bem como de direitos de transmissão e distribuição de canais de desporto e de canais de clubes".

O PSD reuniu ontem à noite o seu primeiro Conselho Nacional depois do congresso. Passos Coelho foi dizer mais uma vez que não tem "pressa", enquanto o vice Jorge Moreira da Silva acusou o governo de fazer parte de "uma Internacional syrizista". Num ponto, pelo menos, houve críticas abertas ao líder:Passos Coelho teve de explicar a sua votação no parlamento a favor da legislação sobre "barrigas de aluguer".

Ainda se está a acabar de contar os votos das primáriasdesta madrugada nos Estados Unidos, mas já há resultados: Hillary Clinton venceu no Kentucky (por muito pouco, menos de um ponto percentual) e Bernie Sanders ganhou no Oregon (por muitos). Hillary, que, soube-se agora, ganhou mais de seis milhões de euros em 2015 com um livro e vários discursos, continua a ser a favorita.

Informação relevanteÉ hoje que a Comissão Europeia decide se aplica sanções a Portugal. Pode haver corte de fundos e multas. Mas, como explica o Nuno André Martins, o mais provável é Portugal ser forçado a aplicar medidas adicionais até julho, quando se dá a reunião do Conselho da União Europeia. A explicação de tudo o que está em causa pode ser encontrada aqui.

O Governo já tomou uma decisão sobre os contratos de associação: 39 das 79 escolas privadas não vão abrir turmas em início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º anos), 19 vão abrir menos turmas do que o que estava previsto e apenas 21 vão abrir o mesmo número de turmas deste ano letivo. Mas o conflito não acabou. De um lado, as escolas privadas prometem recorrer ao primeiro-ministro, ao Presidente da República e aos tribunais. Do outro, o Governo continua a acrescentar argumentos para defender a sua posição: hoje, a secretária de Estado Alexandra Leitão assegura ao DN que o dinheiro que o Estado vai poupar pode ser usado, por exemplo, para ter manuais escolares gratuitos em todo o primeiro ciclo.

O BPI acha que a OPA lançada pelo CaixaBank é "oportuna", porque permite resolver os problemas em Angola. Mas há dois pontos. Primeiro: o preço oferecido é baixo. Segundo: a operação implica a saída de cerca de mil trabalhadores.

Luís Máximo dos Santos, futuro administrador do Banco de Portugal, foi ao parlamento alertar contra os perigos da concentração bancária. E trouxe no bolso uma frase do governador do Banco da Inglaterra: “Se um banco é demasiado grande para cair, é demasiado grande”. Também foi claro sobre os perigos da chamada espanholização da banca: “O melhor era que o capital fosse o mais diversificado possível”.

A crise brasileira continua lá: foi encontrada uma escuta no gabinete de um juiz ligado ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. O aparelho estava desactivado e foi descoberto mesmo por baixo da mesa de trabalho de Luís Roberto Barroso, magistrado do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

E a crise venezuelana continuou cá: durante uma reunião internacional no parlamento português, Antonio Tajani, um ex-comissário europeu italiano, e Dario Vivas, um deputado venezuelano, tiveram uma discussão violenta. Falando sobre a Venezuela, Tajani gritou que se tratava de uma "ditadura", enquanto Vivas, também aos berros, dizia que isso era "mentira". Foi preciso afastar os dois.
Se se estiver a sentir em "modo Venezuela", aproveite para ler o artigo de opinião que Maria João Marques publicou hoje de manhã no Observador, onde fala sobre os Panama Papers, sobre o capitalismo e sobre o "chavismo". Um aperitivo: " A Venezuela está finalmente liberta da tirania dos luxos capitalistas (aquilo que por cá chamamos bens de primeira necessidade). Estou certa que a comunicação social não deixará de pedir comentários ao BE e a Louçã sobre os bons sucessos daquele país".

Os nossos Especiais

A época dos festivais de verão começa já a na quinta-feira, com o Rock in Rio, e Ana Markl não quer que lhe falte nada. Por isso, pegou em dez festivais e diz qual deles é a sua cara. Os diferentes perfis vão desde "os festivaleiros do asfalto que cresceram nos anos 90 e que viam os Pearl Jam todos os anos se pudessem" até aos "neuróticos e nostálgicos dos dias de chuva".

Portugal tinha acabado de entrar na CEE mas nada acontecia na capital, lembra a Catarina Moura. E depois apareceram as Manobras de Maio, um evento de moda com desfiles "louquíssimos". Foi há 30 anos e desafiamo-lo a ver, neste Especial, como tudo se passou.

Notícias surpreendentes

Cultura à borla: hoje celebra-se o Dia Internacional dos Museus e, por isso, os museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural têm entrada livre. A 21 de maio há mais: na Noite dos Museus acontece o mesmo a partir das 17h30.

Lisboa é uma delas. E o Porto também. O jornal espanhol El Confidencial fez a lista das dez cidades europeias onde se pode viver melhor com menos dinheiro e Portugal está lá - duas vezes.

Por falar em Porto: a cidade vai ter um novo centro de exposições de arte contemporânea. Vai ficar na casa do Parque de S. Roque, também conhecido por Quinta da Lameira. As obras no edifício do século XVIII devem ficar prontas em 2019.A coleção terá cerca de 500 obras, de artistas portugueses como Julião Sarmento ou Rui Chafes, e de artistas internacionais, como Miroslav Balka ou Monika Sosnowska.

Novidades sobre música: tem aqui os dez concertos que não pode perder esta semana; aqui o cartaz completo do Bons Sons; eaqui o regresso do Marés Vivas à praia do Cabedelo.

O último episódio dos Simpsons teve uma novidade de grande impacto: um segmento transmitido em direto.Homer respondeu a perguntas dos espectadores feitas por telefone e por Twitter. A inovação durou três minutos e foi possível com um novo software que faz leitura de movimentos.

O seu cérebro está cansado? Ainda estamos de manhã e já se sente incapaz de levantar um braço? Então só tem duas soluções. Uma: voltar para a cama (boa sorte com isso). Outra: fazer os exercícios de atenção, memória, flexibilidade e rapidez mental que a Marta Leite Ferreira escolheu do livroExercite o seu cérebro, do psicólogo clínico e neuropsicólogo Vasco Catarino Soares.

Claro, há ainda uma terceira solução: vir ao Observadorconsultar as últimas notícias. Hoje vai ser um dia cheio de novidades.
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário