segunda-feira, 2 de maio de 2016

NOVA MOEDA DE 2 EUROS COM CORAÇÃO DE VIANA ENTRA EM CIRCULAÇÃO


 
(dr) Comité Olímpico de Portugal
O presidente do COP,  José Manuel Constantino, com a artista plástica Joana Vasconcelos, apresentam a nova moeda de 2 euros com um Coração de Viana
O presidente do COP, José Manuel Constantino, com a artista plástica Joana Vasconcelos
O Banco de Portugal vai pôr em circulação esta terça-feira uma nova moeda comemorativa, no valor de dois euros, que apresenta um Coração de Viana, trabalhado a filigrana, da autoria de Joana Vasconcelos.
A moeda foi intitulada “Equipa Olímpica de Portugal 2016” e é uma homenagem à equipa olímpica portuguesa para os Jogos do Rio de Janeiro 2016. Segundo o Banco de Portugal, o coração de filigrana simboliza “o espírito nacional”.
A moeda de 2 euros, classificada como “corrente comemorativa” – o que significa que poderá circular – terá uma produção limitada de 650 mil exemplares, e é apresentada em embalagem com certificado de garantia.
Reproduzindo uma das obras mais icónicas da artista plástica Joana Vasconcelos – Coração Independente Vermelho, a moeda foi idealizada pela artista para comemorar a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, e é “um elogio ao espírito de determinação, trabalho e paixão que caracteriza o povo português e, em especial, os atletas que nos irão representar”.
A nova moeda de 2 euros, com um Coração de Viana, comemora a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
A nova moeda de 2 euros, com um Coração de Viana, comemora a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016
Segundo uma nota do Comité Olímpico de Portugal, “sob a forma de um enorme coração de Viana, peça icónica da delicada e minuciosa filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho, Coração Independente Vermelho é uma homenagem a essa grandiosa técnica de enorme exigência, bem como um louvor ao que faz com que tudo possa acontecer – o amor.”
“Neste sentido, a moeda corrente criada por Joana Vasconcelos pretende inspirar os portugueses de orgulho naqueles que irão à conquista em nome do seu país”, acrescenta a nota.
Segundo adiantou no seu Facebook a deputada Emília Cerqueira, a moeda será colocada em circulação pelo Banco de Portugal a partir desta terça-feira, 3 de maio.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário