sábado, 11 de junho de 2016

VISABEIRA VAI CONSTRUIR HOTEL NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA (COM UMA RENDA DE 416 EUROS)


 
Claustro do Mosteiro de Alcobaça
Claustro do Mosteiro de Alcobaça
O grupo Visabeira vai investir 15 milhões de euros para instalar um hotel no Mosteiro de Alcobaça – e pagar  ao  Estado uma renda anual de apenas 5 mil euros, mais IVA.
A Direção-Geral do Património Cultural assinou esta semana com o grupo Visabeira um contrato de concessão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, válido por 50 anos.
Segundo o DN, o acordo vai permitir ao grupo a construção de um hotel de cinco estrelas, de três pisos, 81 quartos e nove suites, SPA, ginásio, para além de espaços para organização de congressos e eventos.
O hotel foi desenhado pelo arquitecto Souto Moura, num investimento superior a 15 milhões de euros do grupo Visabeira, que deverá reabilitar e ocupar o Claustro do Rachadouro do edifício – cuja degradação se acentuou nos últimos 15 anos, desde que ali deixou de funcionar um asilo.
O contrato prevê o pagamento ao estado de uma renda anual de 5 mil euros – 416 euros por mês -mais IVA.
O concurso de concessão foi lançado pela DGPC em maio do ano passado, e determinava que os potenciais interessados na concessão do claustro e jardins envolventes apresentassem “uma proposta concreta, do ponto de vista arquitectónico”.
O concurso teve como único concorrente o Grupo Visabeira, que em fevereiro apresentou o seu projecto ao então ministro da Cultura, João Soares.
Em visita ao local na ocasião, Soares considerou que o projecto conjuga “a iniciativa privada com sensibilidade cultural e patrimonial com o esforço da autarquia” para viabilizar a recuperação daquele património.
O concurso determinava um ano para o desenvolvimento do projecto e três anos para construção.
No entanto,”o Grupo Visabeira acha que consegue cumprir em muito menor tempo estes pressupostos”, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que prevê que a obra possa iniciar-se no final do ano e ficar concluída mais rapidamente.
A abertura do hotel está agora prevista para 2019.

ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário