sexta-feira, 8 de julho de 2016

May e Leadsom disputam liderança dos conservadores

26 anos depois, o Reino Unido vai ter uma mulher a chefiar o governo.
O lugar vai ser disputado pela ministra do Interior, Theresa May, e pela secretária de Estado da Energia, Andrea Leadsom.
Os 329 deputados do Partido Conservador deram a May na segunda volta 199 votos, e a Leadsom 84. O ministro da Justiça, Michael Gove, foi eliminado, com 46.
As duas candidatas serão agora submetidas à votação dos 150 mil militantes do partido. O resultado será conhecido no dia 9 de setembro.
A próxima primeira-ministra terá de negociar a saída do Reino Unido da União Europeia. May, que não era a favor do Brexit, quer negociar o processo de saída sem pressas, enquanto Leadsom promete acionar rapidamente o artigo 50 do Tratado de Lisboa.
A partir de que aumentou a visibilidade de Leadsom, o currículo da candidata apoiada por Brian Johson passou a ser lido com mais atenção. Leadsom diz ter sido responsável pela coordenação de grandes equipas no Barclays e ter participado na gestão da crise que conduziu ao colapso do banco de investimento Barings, em 1995. Robert Stephens, um ex-colega da secretária de Estado veio a público desmenti-la.
Fonte: euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário