quinta-feira, 25 de agosto de 2016

360º - Já há 247 mortos em Itália. E no Brasil, como é que Dilma vai tentar virar o jogo hoje e voltar ao poder?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
247: já são 247 as vítimas mortais do sismo que ontem abalou Itália. O número deu um salto durante esta madrugada (o anterior balanço falava em 159), com novas escavações. Outras 2500 pessoas perderam tudo o que tinham. A melhor forma de perceber a dimensão da devastação provocada pelo terramoto écomparar as fotografias das ruas de Amatrice antes e depois da tragédia; ou ouvir os relatos das vítimas e das tentativas de socorro; ou ver os vídeos feitos por quem lá estava. Foi mais uma tragédia num país onde a terra já tremeu 28.300 vezes nos últimos onze anos (há uma explicação científica para isso).

O Governo da Colômbia e as FARC assinaram ontem à noite um acordo de paz muito esperado, ao fim de quatro anos de negociações. Acabam mais de 50 anos de guerrilha e morte.Segue-se agora um referendo aos termos do acordo.

Um incêndio num prédio junto ao Largo do Rato, em Lisboa, provocou ontem um susto, mas o fogo acabou por ser dominado sem que houvesse vítimas. Não se conhecem ainda as causas.


Informação relevante
Vem aí um Orçamento Retificativo por causa da Caixa. O ministro das Finanças admitiu ontem, numa conferência de imprensa, que o plano de recapitalização da CGD - que implica um investimento de 2.700 milhões de euros do Estado, num esforço público total de 4.160 milhões, mais uma emissão de dívida a colocar junto de investidores privados no valor de mil milhões - obrigará a refazer as contas relativas a este ano. Mas não deu muito mais detalhes: não se sabe ainda como acaba a novela da administração e (ponto importante para a "geringonça") não se sabe quantos trabalhadores deixarão o banco, nem como, nem por quanto.
O PCP já avisou: se o plano implicar fecho de balcões ou saída de trabalhadores, está contra. O Bloco de Esquerda ainda não falou sobre o assunto. Já o CDS, anunciou que vai chamar o Governo ao Parlamento para dar explicações. E Passos Coelho exige "muita transparência".

Hoje, todos os partidos vão estar atentos a outro ponto quente: é divulgada a síntese da execução orçamental até julho.

O Ministério Público acabou ontem com as dúvidas sobre a investigação às agressões em Ponte de Sor. Sim, a investigação quer o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque. Sim, quer ouvir os irmãos como arguidos. E sim, está em causa o crime de homicídio na forma tentada. Hoje, o encarregado de negócios iraquiano vai ao Ministério dos Negócios Estrangeiros ouvir o pedido do Estado português para o levantamento da imunidade.

Os colégios privados estão a manter as inscrições em turmas que deixaram de ter financiamento do Estadopelos contratos de associação. Segundo o DN, se o dinheiro não chegar os colégios ameaçam pôr processos em tribunal.

Um ataque à Universidade Americana de Cabul, no Afeganistão, fez 16 mortosUm suicida fez chocar a sua viatura, carregada de explosivos, contra a barreira da entrada e depois entraram outros dois homens armados no edifício e começaram a disparar.

Em França, a guerra do burkini continua. Ontem, um grupo de polícias obrigou uma muçulmana a despir-se na praia. Primeiro problema: houve pessoas que tiraram fotos. Segundo problema: parece que a mulher nem sequer estava a usar um burkini.

Nigel Farage, um dos homens que liderou a campanha pelo Brexit, discursou ontem num comício de Donald Trump. E trouxe uma mensagem importante, numa altura em que o republicano está a cair a pique nas sondagens: como se provou no Reino Unido, disse o antigo presidente do UKIP, “tudo é possível", inclusivamente vencer os estudos de opinião.
Trump bem precisa de ajuda, até porque hoje terá que responder a mais uma polémica. Segundo o Daily Beast, o candidato usou fundos da sua campanha para comprar quase quatro mil exemplares do seu próprio livro, que entrou assim na lista debestsellers (eu sei, eu sei, não precisam de dizer nada...).

Um grupo de investigadores anunciou a descoberta de um planeta onde pode haver água em estado líquido e, portanto,vida. Chama-se Proxima b e ainda vamos ouvir falar muito dele.

Dilma Rousseff vai hoje começar a última batalha para tentar virar o jogo e voltar ao poder. A partir das 13h, o Senado vai julgar o impeachment da Presidente suspensa. O processo demora alguns dias e há uma conta na cabeça de toda a gente: Dilma precisa do voto de 28 senadores mas ainda só tem 21 consigo. Como pode conseguir os sete que lhe faltam? O Milton Cappelletti explica, num Especial que lhe pode servir de guia nos próximos dias.
 

Os nossos Especiais para ler no verão
Começa hoje mais um Vilar de Mouros e a Rita Dantas Ferreira resolveu olhar para trás e contar a história do sonho do Dr. Barge, que transformou radicalmente aquele que era apenas um festival de ranchos folclóricos. Em pouco tempo, além de concertos havia quem tomasse banho nu no rio e fumasse "umas coisas".


Notícias surpreendentes

O novo Star Trek (são 13 no total...) estreia hoje e Eurico de Barros já o viu, mas não lhe deu mais do que duas estrelas: “'Star Trek: Além do Universo' está inevitavelmente condenado à formatação estereotipada, ao gigantismo codificado e à repetitiva, cansativa e bombástica espectacularidade digital própria da fábrica de superproduções do cinema americano".

Há mais três filmes para ver esta semana. "Carneiros" é uma tragicomédia islandesa premiada em Cannes e é sobre (já deve ter adivinhado) carneiros; "Refrigerantes e Canções de Amor" é uma comédia romântica escrita por Nuno Markl; e "Mistérios de Lisboa" é o filme que já conhece, adaptado da obra de Camilo Castelo Branco, agora em reposição.

Começa hoje (e termina a 1 de outubro) o "Lisboa na Rua", uma iniciativa da EGEAC que mete fado, jazz, arte sonora, música clássica, cinema ao ar livre e fotografia. Veja aqui o que não pode perder.

Riscas. Não se esqueça: riscas. É essa a tendência deste outono. A Sílvia Silva dá-lhe 25 sugestões de compras para estar na moda. Os preços começam em 5,99 euros.

Duas novidades de comida. No Porto, abriu o S.O.S., com salmão curado, ceviche, ostras, amêijoas ao natural e tártaros de peixe. Em Lisboa, inaugurou um novo restaurante peruano, o Segundo Muelle.

Este verão esteve no Algarve e sentiu que a água estava mais quente? Pois é: estava mesmo. Em julho, os valores foramsuperiores em cerca de dois graus em relação ao mesmo período do ano passado. Em alguns sítios chegou aos 26 graus.

Agora que já tem toda a informação para começar o dia, já sabe: pode voltar ao Observador a qualquer altura porque vamos ter sempre as notícias atualizadas (e explicadas) para si.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa



Ainda vai decorrer uma sessão de colheitas de sangue dia 31 de Agosto entre as 16 e as 20 horas no Posto Fixo da ADASCA

Consulte as próximas datas, horário e locais onde vão decorrer sessões de colheitas de sangue em Setembro no site www.adasca.pt
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133   
 ________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário