quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Casa Municipal da Juventude acolhe Mostra da Prática e Oferta Associativa em setembro


A Casa Municipal da Juventude de Albergaria-a-Velha vai acolher uma mostra dedicada às atividades das associações culturais e desportivas, uma forma de evidenciar junto das famílias a oferta associativa para a temporada 2016/2017. Ainda antes da mostra estão previstas duas novas oficinas (“Post-it” e “Encapar com Arte”) durante o mês de setembro. As inscrições já se encontram abertas e a participação é gratuita.

A Mostra da Prática e Oferta Associativa de Albergaria-a-Velha está marcada para 25 de setembro, entre as 09h00 e as 17h00. O objetivo é aproximar encarregados de educação, crianças e jovens às associações e coletividades culturais, desportivas e recreativas do Concelho, que têm aqui uma oportunidade de mostrar as suas atividades e ações para a época de 2016/2017. Estão previstas demonstrações de caráter teórico e prático, encontros com atletas, treinadores, professores, dirigentes e outros elementos associativos, demonstrando o papel das coletividades na ocupação dos tempos livres das crianças e jovens, numa perspetiva de complementaridade e crescimento ao longo da vida. Está prevista igualmente a utilização do campo de futebol das Lameirinhas para demonstrações e é disponibilizada uma sala com 40 lugares sentados para apresentações.

Paralelamente à Mostra da Prática e Oferta Associativa de Albergaria-a-Velha vai decorrer um workshop sobre “Empreendedorismo Associativo”, entre as 16h00 e as 19h00, dirigido aos dirigentes dos grupos associativos, de constituição formal e informal, com o objetivo de promover o empreendedorismo social e inovação e a participação cívica. Pretende-se igualmente fomentar a troca de experiências entre instituições e aquisição de conhecimentos ao nível dos programas de financiamento.

A Mostra da Prática e Oferta Associativa de Albergaria-a-Velha resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o CLDS 3G “Albergaria Integra’T”. O Concelho de Albergaria-a-Velha dispõe de mais de 60 instituições que se dedicam a atividades desportivas, culturais e recreativas, envolvendo milhares de pessoas ao longo da época.

A Casa Municipal da Juventude, entretanto, continua com o seu ciclo de atividades. Na tarde de 10 de setembro, sábado, os jovens podem explorar o seu lado emocional na oficina de autoconhecimento “Post-it”. Os pequenos papéis autocolantes, onde se podem escrever palavras para elevar a autoestima, servem de mote para vários jogos onde se partilham os sentimentos contraditórios da adolescência, da alegria à revolta e indignação. A oficina decorre entre as 14h00 e as 15h30 e é dirigida aos jovens entre os sete e os 16 anos. As inscrições são limitadas a 15 participantes.

Depois, na semana de arranque do ano letivo, os alunos têm a oportunidade de personalizar os cadernos escolares na oficina “Encapar com Arte”. A 14 de setembro, entre as 14h30 e as 17h30, artesãs seniores do Programa Idade Maior vão apresentar algumas dicas para tornar os materiais escolares mais apelativos e originais. A oficina está concebida para jovens com idades entre os dez e os 17 anos e limitada a 12 participantes.

As inscrições para as atividades da Casa Municipal da Juventude podem ser efetuadas no local ou através do endereço de correio eletrónico casa.juventude@cm-albergaria.pt.

Ainda existem vagas para a Excursão. 
Aceitam-se inscrições até ao dia 5 de Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário