quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Terramoto de 6,2 de magnitude provoca mortes e faz danos no Centro de Itália

Foto:publico
Um forte sismo sacudiu o centro de Itália na madrugada desta quarta-feira. Crê-se que pelo menos dez pessoas terão morrido, avança a Reuters. O terramoto de 6,2 graus na escala de Richter fez-se sentir na região de Umbria. As cidades que mais sentiram este abalo foram Accumoli, Amatrice, Posta e Arquata del Tronto. As autoridades classificam o sismo como "severo".

À medida que o dia nasce, percebe-se melhor a destruição, refere Stefano Petrucci, presidente da Câmara de Accumoli, ouvido pela Reuters, que avançou ao canal televisivo italiano RAI que na sua cidade havia uma família de quatro pessoas que estavam debaixo dos destroços da sua casa e que não havia indicações de que estivessem vivas.
Foto:noticias.uol.com.br 
A estas somam-se outras: a RAI cita a polícia local que diz que pelo menos duas pessoas morreram em Pescara del Tronto. Dois corpos foram removidos emAmatrice, onde três quartos da pequena cidade já não existe, avança o autarca local Sergio Pirozzi, também à RAI. "O objectivo agora é salvar o maior número de vidas. Ouvimos vozes debaixo dos destroços e temos de salvar essas pessoas", continua o governante.


As réplicas deste sismo fizeram sentir-se em Roma, a 170 quilómetros de distância do epicentro, onde as pessoas acordaram com o abalo. O instituto sísmico italiano (INGV, a sigla italiana) registou 60 réplicas nas quatro horas seguintes ao sismo inical, a mais forte media 5,5. A Itália é um dos países europeus com actividade sísmica mais forte. Recorde-se que o mais forte aconteceu em 2009, em Aquila, em que morreram cerca de 300 pessoas. O mais mortal do século XX foi em 1908 em que um terramoto seguido de maremoto fez 80 mil mortos nas regiões de Reggio, Calabria e Sicília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário