quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Governo e rebeldes comunistas filipinos iniciam cessar-fogo para retomar negociações de paz

 
Banguecoque, 21 ago (Lusa) -- O Governo das Filipinas e os rebeldes comunistas no país declararam no sábado um cessar-fogo provisório, um passo prévio para a retoma, na segunda-feira, em Oslo, das negociações de paz.

"Este cessar-fogo vai continuar o tempo que for necessário para garantir a paz e o êxito das negociações", afirmou, em declarações aos jornalistas, Jesús Dureza, conselheiro do Presidente filipino, Rodrigo Duterte.

O cessar-fogo foi declarado depois de o Governo de Duterte ter libertado na sexta-feira dois líderes comunistas, Benito e Wilma Tiamzon, para participarem na reunião em Oslo.
Até 22 rebeldes comunistas filipinos saíram das prisões, num movimento para criar "um clima positivo e de confiança" por parte do executivo de Duterte e demonstrar o desejo de alcançar paz com os rebeldes.

Uma das razões pelas quais a anterior ronda de negociações fracassou há três anos foi a recusa do então Presidente filipino, Benigno Aquino (2010-16), de libertar negociadores comunistas.

Ambas as partes vão retomar em Oslo a intenção de alcançar um acordo de paz com um programa de negociação com vista à declaração de um cessar-fogo permanente, uma amnistia para os presos comunistas e a instauração de mecanismos que garantam o fim de um conflito armado que em quase meio século causou mais de 30.000 mortos.

FV // ROC

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário